A sua carreira está alinhada com os seus valores? Se sente que não, eis o que deve fazer

Uma das perguntas mais difíceis que qualquer profissional pode fazer a si mesmo é se está a numa carreira que lhe permite viver de acordo com os seus valores. A Harvard Business Review partilha três etapas para começar a construir um caminho profissional alinhado com as suas prioridades.

 

Primeiro, reflicta sobre a moralidade do seu trabalho. Já se sentiu desalinhado com a organização, os seus objectivos ou seus processos? Resista à tentação de ignorar esses momentos e, em vez disso, analise esse desconforto.

Seguidamente, identifique e questione as concessões que está a fazer na sua carreira. Por exemplo, pode estar em busca de uma carreira moralmente “pura” em detrimento do salário, do equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou de relacionamentos pessoais. Ou pode estar num emprego bem remunerado, mas que vai contra o seu código moral. Se sentir um desequilíbrio em qualquer direcção, pode ser um sinal de que a sua carreira não é consistente com os seus valores.

Por último, procure comunidades que partilhem os mesmos valores. Uma das partes mais difíceis de mudar de carreira é a reprovação social de colegas com quem já não se sente sintonizado. Portanto, recorra a outros relacionamentos que irão reforçar o seu sistema de valores e apoiá-lo nessa transição.