A sua empresa quer que regresse ao trabalho presencial? Leia este artigo

Muitas empresas estão a pedir aos seus colaboradores para regressar ao escritório. Isso não surpreende Hannes Zacher, professor de psicologia organizacional e do trabalho na Universidade de Leipzig, já que, regra, os managers passam mais tempo no escritório e lideram melhor em modo presencial. 

 

«Os gestores também costumam ter mais privilégios, como salas maiores, lugar de estacionamento, ou uma boa máquina de café. E, portanto, assumem que todos adoram o escritório como eles», diz Zacher.

Como lidar melhor com este regresso ao escritório? O professor partilha com a DPA International quatro dicas.

Maior satisfação com o chamado job-crafting

Quando for requerida maior presença no local de trabalho, os colaboradores devem aceitar as novas regras. Ajuda perguntar a si mesmo: por que gosto realmente de trabalhar remotamente? Que aspectos tornam isso agradável para mim? A resposta pode ser mais flexibilidade no horário de trabalho ou, eventualmente, o sentimento de independência.

«Então aí posso pensar como transferir isso para o meu trabalho no escritório», diz Zacher. Ou seja, fazer alguns ajustes para que o trabalho presencial se adeque mais às suas capacidades e necessidades: «Chamamos a esse processo job-crafting.»

Boa organização do trabalho remoto e presencial

A investigação indica que é recomendável ter uma quantidade moderada de trabalho remoto, realça Zacher, acrescentando que dois dias por semana têm efeitos positivos na satisfação e produtividade. Ainda que não haja muitos dados sobre que dias da semana são melhores para trabalhar em casa, observa que não são segunda e sexta-feira.

«Dão a sensação de um fim-de-semana prolongado, mas não motivam o trabalho», diz Zacher. Basicamente, é importante encontrar uma boa combinação, tanto no que diz respeito às preferências pessoais como ao que melhor se adapta à equipa.

As tarefas serão mais bem organizadas para se ajustarem ao ambiente. A interacção pessoal, por exemplo, pode acontecer no trabalho presencial, «nos dias em que também está lá (no escritório)», afirma o psicólogo. Por outro lado, o trabalho calmo pode resultar melhor se for feito em casa.

Tornar as flex-desks mais apelativas

Em muitos escritórios, os postos de trabalho fixos são coisa do passado, e agora os colaboradores têm de reservar uma mesa para trabalharem no escritório. «A pesquisa mostra que esses modelos de flex-desks não são especialmente populares», diz Zacher. É aqui que as empresas devem fazer algo para reforçar a identificação dos profissionais com o seu local de trabalho. Por exemplo, disponibilizar um armário ou cacifo para guardarem os seus itens pessoais, que podem depois colocar nas mesas.

«Muitas pessoas querem uma rotina, por isso é bom poderem reservar a mesma mesa por vários dias seguidos», sugere o psicólogo. Também é motivador, nos dias presenciais, ter pessoas com quem realmente dar-se bem.

Use bons argumentos para poder trabalhar mais tempo a partir de casa

Os colaboradores que gostariam de ter mais dias de trabalho remotos devem considerar cuidadosamente os argumentos que apresentam. Zacher aconselha argumentar com base nas tarefas. Por exemplo, um colaborador enfatizar que consegue trabalhar num relatório com mais tranquilidade e concentração em casa.

Em contrapartida, argumentos como «os meus colegas incomodam-me» são desfavoráveis e desaconselhados. Também não ajuda argumentar que, com o trabalho remoto, pode coordenar melhor a sua vida privada e o seu trabalho. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional no trabalho híbrido é uma questão de auto-organização, diz Zacher.

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