A sua memória é má e tem dificulde de concentração? Neurocientista revela truques (muito simples) para mudar o seu cérebro

«Ninguém está limitado ao cérebro que tem. O cérebro pode ser melhorado, mesmo que tenhamos sido mauzinhos para ele, e eu posso prová-lo. Podemos literalmente mudar o nosso cérebro; quando o fazemos, mudamos a nossa vida.» Esta é a proposta do psiquiatra e neurocientista Daniel G. Amen em “Mude o seu cérebro todos os dias – Práticas quotidianas simples para fortalecer a memória, a boa disposição e a concentração”, editado pela Pergaminho. 

O famoso especialista e autor de “Mude o seu Cérebro, Mude de Vida”, entre outros bestsellers, explica nesta obra que tal como a saúde física é uma prática diária, também a saúde do cérebro e da mente exige cuidados todos os dias. Para tal, apresenta 366 actividades diárias que, se aplicadas, vão mudar a vida do leitor.

Estas dicas são o resultado de 40 anos de trabalho e investigação de Daniel G. Amen, que as segue religiosamente: «Utilizo estas práticas diárias na minha vida e encorajo os que me rodeiam a fazer o mesmo.»

Temas como vergonha, preocupação em agradar os outros, traumas, maus hábitos, vícios, entre muitos outros, são abordados nestas páginas para que o leitor possa não só trabalhar na cura do seu cérebro como prevenir danos.

 

Aqui ficam alguns exemplos que pode pôr desde já em prática:

Dia 1: Enumere três razões pelas quais quer ou precisa de um cérebro melhor.

Dia 2: Faça uma lista de 10 dos seus amigos. Quantos deles já precisaram de ajuda para o cérebro ou para a mente, de uma forma ou de outra?

Dia 3: Pense em três ou quatro pessoas na sua vida que julga com rigidez. Será possível que pelo menos uma delas tenha algo no cérebro que afecte o seu comportamento?

Dia 4: Pense em três feitos que mudaram o mundo e que foram realizados pelo cérebro de alguém.

Dia 5: Escreva uma carta de amor ao seu cérebro – até mesmo um pequeno texto serve.

 

Ler Mais