Academia e tribunais fazem parceria para permitir estágios curriculares em ambiente judicial

A Escola do Porto da Faculdade de Direito e três tribunais judiciais assinaram um acordo, que pretende alargar a oferta de estágios curriculares. A partir deste mês, mais de três dezenas de estudantes de Direito terão a oportunidade de vivenciar a realidade dos tribunais e do trabalho dos juízes.

 

Em três tribunais judiciais – Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este e Tribunal Judicial da Comarca do Porto – os alunos serão acompanhados, supervisionados e avaliados por um juiz orientador, em colaboração com um docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

«Empenhada em garantir um estágio adaptado ao nível de formação dos estudantes, a Faculdade de Direito reforça assim o seu compromisso em oferecer oportunidades de ligação à prática jurídica, enriquecedoras e relevantes para o desenvolvimento individual e profissional do aluno», salienta Manuel Fontaine, director da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Rita Fabiana Soares, juíza e membro do Conselho Superior de Magistratura, reforça «ciente de que a prática judiciária fascina quem a experimenta, o Conselho Superior da Magistratura congratula-se com o envolvimento da Faculdade de Direito numa iniciativa que revelará vocações e definirá futuros para muitos dos seus alunos».”