Accenture investe em empresa para colocar robôs dotados de IA a trabalhar ao lado de humanos

A Accenture realizou um investimento estratégico, através da Accenture Ventures, na Sanctuary AI, uma empresa que desenvolve robôs humanoides de utilização geral dotados de IA e que podem executar uma ampla diversidade de tarefas de forma rápida.

 

«Os robôs humanoides dotados de IA são essenciais para reinventar o trabalho e apoiar os trabalhadores humanos, já que a escassez de mão-de-obra está a tornar-se um problema em muitos países e indústrias», afirma Joe Lui, líder global de automação avançada e robótica da Accenture.

«A plataforma avançada de IA da Sanctuary AI treina robôs para reagir ao seu ambiente circundante e executar novas tarefas com precisão num prazo muito curto. Identificamos um enorme potencial para os seus robôs em operações de correio e encomendas, produção, retalho e armazenamento logístico, em que poderiam complementar e colaborar com trabalhadores humanos e automatizar tarefas que a robótica tradicional não é capaz de realizar.»

O robô de utilização geral da Sanctuary AI, o PhoenixTM é capaz de realizar as mais variadas tarefas laborais. Por exemplo, no estabelecimento comercial Mark’s em Langley, BC, Canadá, o Phoenix realizou mais de 100 tarefas, incluindo a escolha e embalamento de mercadorias, e limpar, etiquetar, rotular e dobrar artigos correctamente, com mãos robóticas que rivalizam com a destreza e o manuseamento preciso próprios da mão humana.

O Phoenix está equipado com o sistema de controlo de IA da empresa, CarbonTM, que mimetiza subsistemas encontrados no cérebro humano, como memória, visão, som e tacto, e traduz a linguagem natural para acções no mundo real.

Geordie Rose, director executivo e cofundador da Sanctuary AI, afirma: «Os robôs que reproduzem a inteligência humana irão transformar completamente a força de trabalho do futuro. Ao combinar a experiência da Accenture em tecnologia disruptiva com a robótica líder do sector da Sanctuary AI, podemos ajudar algumas das maiores empresas do mundo a gerir esta mudança e disponibilizar as melhores soluções aos seus clientes.»

O relatório Technology Vision 2024 da Accenture concluiu que 95% dos executivos globais concordam que tornar a tecnologia mais humana expandirá as oportunidades em todas as indústrias. O relatório apela à adopção de uma abordagem “humana por concepção”, equilibrada e que garanta que as empresas utilizem as tecnologias de forma justa e responsável. A Sanctuary AI está a tornar realidade a integração da IA explicável no robô Phoenix, dotando-o de planos de raciocínio, tarefas e movimentos que podem ser definidos e auditados.

Ler Mais