Accenture: Programas para desenvolver competências

Na Accenture Portugal, a Academia Corporativa assume uma importância fundamental na capacitação do talento para o posicionamento da empresa junto dos seus clientes.

 

A formação é uma aposta activa e faz parte da estratégia da Accenture, tanto para os recém-licenciados ou mestres, como para os colaboradores mais antigos, que regularmente encontram na Academia Corporativa uma fonte de acções de reskilling e upskilling.

Para os recém-chegados, a academia entra em acção desde o onboarding até à integração das pessoas na empresa como colaboradores. De acordo com a Accenture, é fundamental «desenvolver as nossas pessoas com os foundations skills da empresa, o que somos, acreditamos e a nossa direcção futura como empresa líder de mercado». Desde a criação da academia, a empresa redesenhou e transformou a experiência formativa, adoptando metodologias e ferramentas mais colaborativas e permitindo a interacção e engagement de todos os colaboradores.

A maioria das academias em tecnologia está inserida no programa Onboarding Technology Academy, que inclui o programa New Joiner Orientation (uma nova experiência de integração na empresa através da gamificação em formato virtual), e o Technology Experience, que aborda novas metodologias de gestão de projecto, soft skills e novas tendências de Tecnologias da Informação (TI), também em formato 100% virtual.

Dando como exemplo a Academia de Tecnologia, a Accenture afirma ter feito uma forte aposta em capacitar os pre-joiners com competências de desenvolvimento pessoal, relação com o cliente e casos práticos, utilizando metodologia agile e últimas tendências tecnológicas, tais como cloud, cibersegurança e IA, entre outras. Tudo com a finalidade de implementação de um mini-projecto. Muitos dos joiners que participaram nesta academia irão posteriormente entrar em projecto com a orientação de um manager ou participar numa academia de especialização (talent campus), de acordo com o skill técnico ou funcional em que irão trabalhar.

 

Uma forte aposta
É nas Academias de Onboarding, para pre-joiners, que reside uma grande aposta da Accenture. Aos recém-licenciados ou mestres é dada a oportunidade de potenciar e trabalhar com as tecnologias mais inovadoras, contribuindo para a transformação de clientes da empresa nas diferentes indústrias ou áreas de negócio. Estes recém-licenciados ou mestres irão, também, colaborar com equipas a nível global. De acordo com a Accenture, «esta oportunidade de desenvolvimento potencia-os para uma macro escala de colaboração e progressão na sua carreira».

Estas academias para pre-joiners representam, segundo fonte da Accenture, uma ponte para responder de forma ainda mais efectiva às necessidades dos clientes, no que diz respeito, por exemplo, a tecnologias emergentes. A Accenture garante que «estas academias de formação irão continuar a fazer parte do crescimento estratégico da empresa, pois num espaço curto de tempo é dada a oportunidade aos formandos de aprenderem novas tecnologias, modelos organizacionais e gestão de projecto – as reais necessidades do mercado».

Já no que diz respeito aos colaboradores com experiência, e dada a actual escassez de talento, a Accenture tem vindo a posicionar-se fortemente no desenvolvimento de um plano de formação de New Skilling. Este conceito abrange por um lado, o reskilling – relacionado com o desenvolvimento de novas competências necessárias porque algumas funções são transferidas, automatizadas ou, simplesmente, porque uma tecnologia se torna obsoleta; e por outro, o upskilling, que pode ser considerado como um upgrade ou actualização de competências do colaborador, de acordo com a nova procura e tendências do mercado.

É através destes programas de reskilling e upskilling que a Accenture continua a endereçar a lacuna de competências específicas, especialmente a nível digital. Neste sentido, durante o ano fiscal de 2021, a empresa apostou «em iniciativas de reskilling, em parceria com entidades externas, para apoiar desempregados na capacitação de competências tecnológicas com elevada procura no mercado, promovendo assim o aumento de empregabilidade e aumentando a oferta de mão- -obra tecnológica». A estratégia da Accenture nesta área traduz-se na oferta de formação on the job, após formação académica, mas também na «possibilidade de integração nos quadros da empresa à grande maioria dos participantes no final desta formação».

 

Planos de formação
Um dos pilares estratégicos da Accenture é a gestão do seu talento, desde a sua captação e selecção até ao desenvolvimento de competências. Sendo uma empresa global, é fundamental que as suas equipas globais e locais tenham um know-how muito vincado nas diversas tecnologias emergentes, gestão de projecto, conhecimento de indústria e sectores, soft skills e liderança.

A Accenture tem por base o desenho e definição de prioridades formativas a nível corporativo e global, que são depois enquadradas no alinhamento estratégico das oportunidades de crescimento de cada área de negócio, contextualizadas no mercado nacional. Para cada colaborador é concebido um plano individual de formação que considera, além da área de negócio, a função que a pessoa desempenha, a sua competência, o seu nível de especialização e a sua categoria profissional.

Além desta formação core/prioritária, o colaborador é incentivado a potenciar o seu crescimento na empresa com formação complementar que lhe permita consolidar conhecimento e experiência, contribuindo de forma positiva na evolução da sua carreira.

Esta importância crucial que a formação assume no contexto da Accenture faz com que haja uma actualização anual do currículo formativo, com foco na inovação. A multiplicidade de opções formativas contempla conteúdos tecnológicos vanguardistas e as últimas tendências em formação, tais como project based learning, comunidades de aprendizagem e gamification learning, que permitem uma aprendizagem mais interactiva, colaborativa e lúdica. Tudo isto permite aos profissionais estarem a par das mais recentes metodologias de trabalho ágeis e implementá-las, por forma a conferir a cada um dos projectos em que estão envolvidos um elevado valor acrescentado.

 

Programas
Um dado relevante para se perceber a eficácia desta estratégia de formação é o facto de mais de 95% dos pre-joiners das Academias de Onboarding Technology serem integrados na empresa. Com este nível de sucesso, a Accenture afirma que continuará a desenvolver iniciativas e programas, idealizados para encorajar o propósito da empresa em cada um dos colaboradores, para que todos se sintam motivados e comprometidos com o mesmo.

Com o objectivo ambicioso de aumentar o conhecimento tecnológico por parte de todos os colaboradores, a Accenture continua a fomentar a participação no Programa TQ (Technology Quotient). Este programa formativo é destinado a todos os profissionais da empresa, sendo que no ano fiscal de 2021, 80% dos colaboradores, em Portugal, realizaram formações em diferentes áreas da tecnologia, nomeadamente DevOps, blockchain, plataformas digitais, IA e cibersegurança.

O programa Technology Quotient (TQ) desenvolve tópicos como Sustainability & Technology e, recentemente, foi introduzida a área de XR – Metaverse, onde os formandos podem aprender como a extended reality (ER) e o metaverso podem potenciar a transformação de como vivenciamos e experienciamos.

O New Joiner Experience é um outro programa introduzido recentemente pela Accenture como parte da nova experiência de onboarding. Com base na aprendizagem sustentável e princípios de design humanizados, foi integrado nestes dois dias de formação o One Accenture Park, um mundo virtual, potenciado pelo AltspaceVR, onde os new joiners se conectam, relacionam e descobrem mais sobre a Accenture.

Foi também desenvolvido um currículo de formação de Sustentabilidade, que permite às equipas aprender sobre economia circular, clima e carbono, sustentabilidade cloud, IT e software, e net zero industry transitions. Dada a emergência da sustentabilidade no negócio, o objectivo deste programa é dotar as equipas de formação e experiência de mercado, por forma a desenvolverem e implementarem estratégias, modelos operacionais, processos e tecnologias, e assim ajudarem os clientes a criar um futuro mais sustentável.

A pandemia COVID-19 trouxe ainda os programas de Bem-Estar, como o Mental Health Essentials, Thriving Mind, Thriving Together e workshops internos de Mental Wellbeing. Os programas MYOB (Mind Your Own Business) e a quinzena Truly Wellbeing são outros dois exemplos que a Accenture cita como de grande adesão entre os colaboradores. Ambos consistem num conjunto de webinares e actividades relacionadas com os pilares Truly Human – Body Mind Heart and Soul e que pretendem promover um maior foco no work-life balance através de sessões tão diversas como gestão do stress, equilíbrio família-trabalho, comunicação eficaz e inteligência emocional.

Ao longo deste ano a Accenture vai continuar a apostar também nas Academias de especialização Cloud (AWS e Google), Salesforce, Mulesoft, SAP, lowcode, AI, Security, Mainframe, e outras plataformas de IT, seja para pre-joiners ou para colaboradores, dentro do programa NewSkilling. Estes programas formativos, na sua maioria, são desenvolvidos por parceiros, o que significa que os colaboradores recebem certificações no final de cada um.

 

Esta artigo faz parte do Caderno Especial “Academias de Formação” na edição de Março (n.º 135) da Human Resources nas bancas.

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