Acha que sabe tudo sobre recrutamento (e o que as pessoas querem)? Eis sete mitos e verdades a ter em conta na hora de contratar

O Alerta Emprego, em conjunto com o The Network e a BCG, realizaram um estudo sobre o Futuro do Recrutamento. Este estudo, que contou com a participação de mais de 90.000 pessoas de 160 países, revelou sete mitos e verdades sobre o recrutamento.

Conheça-os aqui:

1. Se a oferta for atraente, o processo de recrutamento não importa  – Falso
Cerca de 52% dos trabalhadores recusaria uma oferta de trabalho atraente se tivessem uma experiência negativa durante o processo de recrutamento. Enquanto 66% revela que um processo tranquilo é meio caminho andado para um empregador se destacar durante o recrutamento.

2. As pessoas não vivem para trabalhar, trabalham para viver – Verdade
O estudo mostra que 70% dos entrevistados sonham com um emprego estável e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos principais obstáculos quando os candidatos consideram uma oferta de emprego. É até um obstáculo maior do que a liderança ou oportunidades de carreira.

 

3. Os tradicionais “trabalhos diários” foram substituídos por part-time, substituições e outsourcing – Falso
Cerca de 75% dos candidatos a emprego querem um trabalho tradicional, de cinco dias por semana e 15% quer trabalhar por conta própria ou começar um negócio. A maioria dos candidatos procuram emprego numa empresa grande.

4. Os candidatos querem o dinheiro em cima da mesa – Verdade
A compensação financeira é um factor decisivo quando os candidatos estão a decidir se aceitam ou recusam uma oferta de emprego. As informações sobre a faixa salarial é a primeira coisa que os candidatos procuram num anúncio de emprego.

5. Os candidatos preferem usar um único canal para a procura de emprego – Falso

Em primeiro lugar, os candidatos preferem ser abordados por amigos, conhecidos ou recrutadores. Em segundo, acedem a plataformas e redes sociais. Por fim, a maioria candidata-se através das plataformas e sites de emprego.

6. Soluções digitais de ponta são atraentes – Falso
A maioria dos entrevistados, até mesmo pessoas de áreas digitais e gerações mais jovens, preferem modelos presenciais de candidatura e selecção. Menos de 25% estão confortáveis ​​em realizar entrevistas através da Inteligência Artificial ou preparar um vídeo para se apresentarem.

7. As empresas não precisam de fazer nada, apenas receber as candidaturas – Falso
De acordo com o estudo, 59% dos candidatos esperam alguma abertura para negociar condições depois de receber uma oferta. Já 45% aprecia a gestos do potencial empregador, chamadas do futuro gerente, por exemplo, ou conhecer o local de trabalho para ajudá-los a tomar uma decisão.

Ler Mais