
ADENE : A formação dá Trabalho?
Setembro de 2025 marca um momento especial para a energia.
Por: Jorge Barata Marques, director de Formação, Informação e Educação da ADENE
A ADENE celebra 25 anos de vida ao serviço do país e a Academia ADENE associa-se a este importante marco, com nova imagem e um website renovado. Mais intuitivo, mais completo e mais próximo de todos os que querem aprender e transformar. Este espaço digital abre as portas a formações em áreas como a eficiência energética em edifícios e indústria, eficiência hídrica, energias renováveis, mobilidade sustentável, certificação internacional e muito mais.
A Academia ADENE dá um passo em frente, reforçando a sua missão de preparar cidadãos e profissionais para os grandes desafios da transição energética e da sustentabilidade. Entidade de referência a nível nacional na qualificação dos técnicos do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE), a Academia ADENE disponibiliza regularmente um calendário de formação e exames com vista ao seu reconhecimento profissional, nomeadamente Peritos Qualificados (PQ), Técnicos Responsáveis pela Manutenção de Sistemas Técnicos (TRM), Técnicos de Gestão de Energia (TGE) e Técnicos de Inspeção a Sistemas Técnicos (TIS).
São estes técnicos, altamente especializados, que acompanham os edifícios no seu processo de concepção, construção, operação e manutenção, garantido que estes cumprem as normas de eficiência energética, proporcionando assim mais conforto, qualidade do ar e redução de custos energéticos. A procura por estas qualificações é cada vez mais intensa e consistente, confirmando o papel central da Academia ADENE no sector, estando reconhecidos actualmente mais de 2700 PQ, 2100 TRM, 100 TGE e 45 TIS.
Ainda na área dos edifícios, a aposta tem sido focada na actualização de competências dos técnicos deste sector, através da disponibilização de cursos de curta e média duração, em modo presencial ou e-learning, em especial na reabilitação energética de edifícios, sistemas de energia renovável, gestão eficiente de energia e qualificação de auditores ISO 50001.
Na indústria, a grande aposta incide sobretudo nos técnicos que atuam no Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), através da realização do curso de Eficiência Energética na Descarbonização da Indústria, que aborda a legislação, oportunidades de eficiência energética, auditorias energéticas, sistema de gestão de energia segundo a ISO 50001, ferramentas digitais (como inteligência artificial e gémeos digitais), comunidades de energia e economia circular. Esta é uma formação que tem conquistado crescente adesão por parte das empresas do sector, afirmando-se como uma referência obrigatória para quem quer liderar a descarbonização industrial.
Nas renováveis, procurámos inovar e trazer para a formação entidades, como a ERSE e E-REDES, com competências no âmbito do licenciamento, nomeadamente do autoconsumo colectivo, tendo realizado várias ações de formação nesta área, com o intuito de contribuir para facilitar a compreensão do enquadramento legislativo e dos procedimentos a adoptar no contexto de projectos de licenciamento de autoconsumo colectivo.
A capacitação em sistemas fotovoltaicos e respetiva integração na mobilidade eléctrica têm também registado elevada procura por parte dos técnicos do sector eléctrico e na gestão de edifícios.
Na mobilidade, importa destacar que o sector dos transportes é responsável por mais de 34% de emissões nacionais e de 37% do consumo de energia final, verificando-se um elevado potencial para descarbonizar este sector. A ADENE desenvolveu um sistema de avaliação de classificação de frotas automóveis, o MOVE+, que permite identificar reduções efectivas de emissões de CO2. Neste âmbito a Academia ADENE tem vindo a realizar periodicamente cursos de forma a qualificar auditores e gestores de frota para actuar no âmbito deste sistema inovador.
Na eficiência hídrica, à semelhança da mobilidade, a aposta da ADENE passa pela consolidação de um sistema voluntário, o AQUA+, que avalia, classifica e promove a eficiência hídrica dos edifícios. Também aqui a Academia ADENE, promove regulamente acções de formação para qualificar gestores e auditores AQUA+, assegurando que estes atuam segundo a metodologia e padrão do sistema.
Com o intuito de fortalecer as competências dos técnicos portugueses, posicionando-os no mercado internacional e contribuindo para o alinhamento de Portugal com as exigências e tendências globais de sustentabilidade, eficiência energética e ambiental, a Academia ADENE, fruto do protocolo que celebrou com a Association of Energy Engineers (AEE), disponibiliza formações técnicas com reconhecimento internacional, nas áreas da gestão de energia (Certified Energy Manager), da medição e verificação (Certified Measurment & Verfication Professional, CMVP), nas energias renováveis (Certified Renewable Energy Professional) e do carbono (Carbon Auditing Professional).
A recente legislação nacional na área do carbono, veio instituir e definir as regras para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono (MVC), em que a ADENE tem competências assumidas, uma das quais é o reconhecimento profissional como Verificador MVC. A Academia ADENE respondendo a estas necessidades, disponibilizou dois cursos específicos, nomeadamente um curso inicial, Introdução ao Voluntário de Carbono, que aborda os princípios, funcionamento, metodologias, ciclo de vida de projectos, sistema de qualificação de verificadores e utilização dos créditos de carbono, e um curso mais avançado, Formação de Verificadores MVC, destinado a profissionais que pretendem obter reconhecimento como verificador independente no MVC, que inclui tópicos como auditoria de projectos, validação e verificação periódica, cálculo de emissões/remissões e metodologias específicas de carbono.
Na sustentabilidade, a ADENE desenvolveu um sistema de classificação das práticas de gestão em economia circular, o eCIRCULAR, tendo para o efeito promovido formações específicas relacionadas com este sistema que visam a formação de gestores e auditores, capacitando-os a implementar e certificar práticas de economia circular em organizações de diversos sectores. Ainda no âmbito da sustentabilidade, a Academia ADENE promove formação no maior sistema de certificação em construção sustentável, sistema LEED, que capacita os profissionais para projectar, avaliar e certificar edifícios com padrões elevados de sustentabilidade, integrando aspetos ambientais, económicos e sociais.
No que se refere à literacia energética, a ADENE continua a reforçar o seu compromisso com a iniciativa Rota da Energia, já no quinto ano de implementação. Até ao momento, esta iniciativa, visitou mais de 100 municípios, realizou mais de 650 sessões em escolas, abrangendo mais de 23 mil alunos, formou cerca de 850 técnicos municipais, promoveu sessões para mais de 12 mil cidadãos e capacitou mais de 2000 técnicos de entidades e empresas. Estas sessões têm tido também a colaboração de empresas do sector, com as quais a ADENE estabeleceu protocolos, nomeadamente, ENDESA, IBERDROLA, E-REDES, Fundação GALP, Fundação REPSOL e Associação Portuguesa da Energia.
Este ano realizámos a terceira edição da Escola de Verão, num modelo exclusivo para os alunos do ensino universitário que, durante duas semanas, tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da área da energia, tanto da ADENE, como de outras entidades convidadas e participar em visitas técnicas de relevante interesse do ponto de vista energético, nomeadamente visita à ETAR de Beirolas, refinaria da Galp em Sines e à unidade de produção armazenamento e abastecimento de hidrogénio da Cascais Próxima.
Por fim, é imperativo investir de forma consistente na formação e na (re)qualificação dos profissionais, mas também na sensibilização de toda a sociedade. Sem conhecimento, não há transição. Sem competências, não há futuro sustentável. A transição energética só será possível se houver pessoas preparadas para a conduzir. Formar é transformar. E a formação dá, de facto, Trabalho!
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias de Formação” que foi publicado na edição de Setembro (nº. 177) da Human Resources.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.