Adivinha qual a ferramenta de IA que Bill Gates mais usa?
Parte do trabalho de Bill Gates, cofundador e antigo CEO da Microsoft, nas áreas da saúde pública e da Inteligência Artificial é passada em reuniões. Para gerir bem o seu tempo e a elevada carga de informação, o bilionário não dispensa uma ferramenta específica, avança o Business Insider.
E quando Gates está em sala ou em chamada é garantido que vai ser extremamente detalhado, revelou Chris Williams, antigo vice-presidente de RH da Microsoft, que trabalhou de perto com Gates durante oito anos. E acrescenta que ele «sempre foi curioso, sempre quis compreender e saber mais detalhes». Para Gates, cada reunião contém muito material para digerir posteriormente – uma tarefa que diz que a IA é adequada para ajudar.
«Diria que o recurso a que mais recorro é o resumo da reunião, integrado no Teams [Microsoft], que uso muito», disse Gates em entrevista ao The Verge. «A capacidade de interagir e não apenas obter o resumo, mas fazer perguntas sobre a reunião é fantástica.»
A ferramenta a que Gates se refere é o Copilot da Microsoft, alimentada pela parceria da empresa com a OpenAI e disponível como uma funcionalidade complementar para várias aplicações do Microsoft 365. O Copilot permite aos utilizadores «encontrar e utilizar informações em documentos ou perdidas nas conversas, e fazer as coisas de novas formas utilizando o poder da IA», afirma a empresa.
Esta é apenas uma das várias ferramentas de IA que a Microsoft disponibiliza para apoiar os trabalhadores a passar menos tempo a lidar com reuniões.
E Gates não é o único a utilizar o machine learning para aliviar a carga de trabalho. Um inquérito da Hubspot, no ano passado, descobriu que os trabalhadores estão a utilizar ferramentas de IA para poupar até duas horas por dia em tarefas, como agendamento de reuniões, tirar notas e data entry. Em alguns casos, os utilizadores do Copilot disseram que a ferramenta lhes permite inclusivamente não participar nas reuniões e aceder aos resumos da IA.
Em suma, os actuais modelos de IA são muito mais rápidos a realizar tarefas bem definidas que os humanos fazem actualmente, embora mais lentamente, como transcrever e resumir notas de reunião e os benefícios são significativos.
Um inquérito da Reclaim.ai descobriu que os profissionais passam mais de um terço das suas horas de trabalho em reuniões, o que, com base na média de salários nos EUA, representa cerca de 29 mil dólares por trabalhador por ano. Isto é dinheiro (e tempo) que, em alguns casos, poderia ser muito mais bem gasto.