AESE: Desafios crescentes

Desde 1980 a AESE Business School apresenta programas de formação de executivos de reconhecida eficácia para fazer frente aos desafios que as empresas têm vindo a enfrentar nos últimos 40 anos.

 

A proposta de valor da AESE Business School assenta no desenvolvimento de competências para uma tomada de decisão eficaz e prudente, tendo em vista o crescimento e a sustentabilidade da empresa no longo prazo. Catarina Heleno, Executive Education Manager da AESE, explicou à Human Resources Portugal a aposta na formação de executivos.

Qual a proposta da AESE em termos de formação de executivos?

Na AESE acompanhamos a trajectória profissional de dirigentes e executivos, atendendo às várias fases da sua vida: desde a formação de Líderes que marcam o mundo – com o Executive MBA AESE –, a empresários ou gestores de topo, cujas prioridades assentam na estratégia e governance – com o Programa de Alta Direcção de Empresas –, à de directores de primeira linha com reporte à direcção-geral – com o Programa de Direcção de Empresas –, passando por gestores ou especialistas funcionais com grande mobilidade – com o General Management Program –, e ainda à de jovens dirigentes com elevado potencial – com o Programa de Gestão e Liderança.

Além disso, a AESE apresenta programas de Formação de Executivos direccionados para sectores de actividade específicos, como a área da Saúde (Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde), Agroindústria (Direcção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais), Energia (Advanced Management in Energy) e sector social (Gestão das Organizações Sociais). Em qualquer dos programas o investimento, feito a título individual ou com patrocínio da empresa, é visto como um treino intensivo de tomada de decisões estratégicas com o Método do Caso, utilizado à semelhança da Harvard Business School, e sublinhando a importância da gestão de equipas de trabalho.

Como está a evoluir a procura deste tipo de formação?

A procura de Formação de Executivos tem crescido nos últimos anos, fruto da consciencialização da importância do desenvolvimento permanente de competências técnicas e de soft skills fundamentais para que os decisores mostrem maior robustez na tomada de decisões empreendidas. Essa procura provém tanto das empresas como dos dirigentes.

Desde a sua fundação, em 1980, a AESE prepara os executivos para uma visão de Alta Direcção, ou seja, uma visão orgânica e interdisciplinar dentro de cada instituição, que permite o alinhamento com os objectivos e a visão corporativa.

A formação pode ter uma natureza de gestão transversal aos vários sectores de actividade ou, em casos particulares como o da Saúde, da Agroindústria, da Energia e da Economia Social, uma incidência maior nos temas que fazem parte da agenda dos dirigentes e executivos que operam nessas áreas.

Em qualquer dos programas de for- mação de executivos da AESE, o contraste e a partilha de informação com os pares, que apresentam o mesmo grau de responsabilidade ainda que em empresas e instituições distintas, comprovam ser uma valia reconhecida muito rica, sobretudo na resolução de problemas de uma forma criativa e inovadora.

Quais os maiores desafios do mercado de formação nos dias que correm?

Os maiores desafios que a AESE encontra na formação de Executivos prendem- -se com a permanente volatilidade, rapidez e incerteza dos mercados, o que obriga a um diálogo constante: com o tecido empresarial, de modo a conhecer profundamente a sua agenda; e com as business schools internacionais, a fim de produzir, optimizar e aceder ao conhecimento e às ferramentas que melhor servem os líderes das organizações.

Desde a sua fundação a AESE mantém uma relação estreita com o IESE Business School que ocupa o primeiro lugar no ranking do Financial Times em Formação de Executivos, pelo quinto ano consecutivo. A proximidade com a rede de 20 escolas associadas do IESE e com o tecido empresarial são uma fonte inesgotável de informação que permite manter o rumo na proposta de valor que continuamente apresentamos.

O feedback constante dos nossos mais de 6500 alumni também nos permite uma actualização periódica dos conteúdos e metodologias de aprendizagem. Estamos sempre empenhados em melhorar a qualidade da formação de forma a proporcionar uma aprendizagem de excelência.

Quais as metodologias de ensino em que se foca a AESE?

A AESE, através do Método do Caso, consegue uma ligação com a realidade e uma abordagem aos problemas das instituições muito objectiva e pragmática. A utilização de casos reais que retratam situações dilemáticas que os participantes encontram no seu dia-a-dia profissional são um terreno privilegiado de autodiagnóstico e de abertura a novas metodologias e soluções. O recurso a jogos e simuladores é igualmente uma via complementar de avaliação do impacto e de análise de risco das decisões tomadas. A AESE encontra-se atenta à nova tendência na Formação de
Executivos com um formato “blended”, trazendo a componente digital para a experiência de aprendizagem.

O binómio professor-aluno é hoje muito diferente do que era há alguns anos, mas continua a transformar-se. O que mudou e de que forma ainda vai evoluir no futuro?

O binómio professor-aluno sempre foi muito diferente na AESE Business School, na medida em que já em 1980, os participantes eram empresários e dirigentes com mais de dez anos de experiência de direcção geral e administração de empresas. A sua disponibilidade para sistematizar o know how já apreendido pelo percurso pessoal, os conhecimentos adquiridos com os professores e potenciados pela troca de experiências com os colegas sempre foram factores diferenciadores da AESE. A transformação que se verifica hoje é a crescente exigência por parte dos participantes e do próprio mercado, que reclama dos dirigentes e executivos respostas cada vez mais céleres e flexíveis com margens de risco menores, nos mercados nacional e internacional.

Existem hoje muitas empresas que criam as suas próprias academias para formar as suas pessoas. Como vêem esta realidade? A oferta disponível não dá resposta a estas necessidades?

A AESE Business School tem assistido à criação de academias corporativas e mantém-se como parceira de formação sempre que os desafios extravasam o universo da empresa e é necessário acrescentar valor com o que melhor se faz do ponto de vista académico e empresarial, noutros mercados e noutros sectores de actividade.

Como asseguram que a vossa formação dá, de facto, resposta às necessidades do mercado?

A AESE assegura que a sua resposta formativa colmata as lacunas existentes pela proximidade que mantém, desde sempre, com o ambiente corporativo. Para além da carreira académica, os professores têm uma ligação de profundo conhecimento com as empresas, facto que resulta num forte contributo para identificarem as necessidades do mercado e prepararem os participantes para os desafios que enfrentam diariamente. Só conhecendo muito bem as necessidades que os líderes sentem no seu dia-a-dia é possível encontrar as ferramentas e desenvolver as competências essenciais a um exercício da responsabilidade do dirigente, com o rigor e a excelência que preconizamos.

De que forma a oferta da AESE se diferencia das demais?

A relação com o mundo empresarial e a rede de escolas internacionais de referência são dois dos factores distintivos que posicionam a AESE Business School num patamar de liderança. A rede de contactos entre os dirigentes e executivos é outra mais-valia que em muito contribui para que a aprendizagem e os negócios aconteçam de forma natural, num contexto colaborativo, que fortifica o espírito empreendedor. O Método do Caso é outra vantagem competitiva da AESE, pois é um processo vivo e interactivo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

Neste sentido, a AESE desenvolve a sua actividade com a missão de inspirar líderes empresariais que se esforçam por causar um impacto profundo, positivo e duradouro nas pessoas, nas empresas e na sociedade que servem.

Qual a importância dos programas customizados para as empresas?

Tal como a formação de executivos, os programas In Company têm tido uma procura crescente. Note-se que nos  programas customizados as empresas apostam no aperfeiçoamento de competências diagnosticadas como necessidades específicas entre o grupo de co- laboradores. Nessas situações, a AESE, em diálogo com a empresa, apresenta uma resposta que aporta vantagens em termos de custo/benefício. Estes programas podem ser muito úteis, por exemplo, para alinhar os colaboradores com a cultura da empresa ou para ganhar coesão após um processo de fusão e transformação.

Quais os temas mais comuns destes programas customizados?

Alguns dos temas mais recorrentes e aos quais a AESE tem conseguido dar resposta são Digital Leadership, Customer Experience, Customer Strategic Management in Banking e Gestão da eficácia pessoal e da equipa.

Os objectivos delineados para 2019 estão a ser atingidos?

O ano de 2019 está a correr francamente bem. Os objectivos delineados estão
a ser atingidos, se não superados, facto que nos deixa muito optimistas e foca- dos em apresentar soluções formativas o mais ajustadas possível às necessidades dos dirigentes e dos executivos dos sectores de actividade que contribuem para a competitividade nacional e para um crescimento sustentado da economia portuguesa.

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho da Human Resources, no Caderno Especial sobre Formação.

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