Altice põe jovens a desempenhar funções da Comissão Executiva

Chama-se Next Generation ComEx, é uma iniciativa interna e disruptiva à qual a Altice Portugal deu início este mês, e que coloca sete jovens colaboradores com responsabilidades por cada um dos sete pelouros estratégicos representados na Comissão Executiva.

 

Estes sete jovens, que trabalham em áreas diferentes da Altice Portugal – Comunicação Corporativa, Recursos Humanos, B2B Operations, Planeamento e Controlo de Gestão, Engenharia, Digital e Vendas – têm idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos, e vão ser uma espécie de porta-voz e de elo de ligação entre os colaboradores da empresa e os objectivos estratégicos da organização.

Na primeira reunião oficial, que se realizou sexta-feira passada – a sessão zero foi em Junho –, Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, assumiu que esta aposta foi uma decisão pessoal sua, pois acredita que «uma instituição histórica como esta precisa de assumir novas tendências e novas formas de estar, e a componente geracional obviamente que influencia, pois os jovens têm visões e vivências necessariamente diferentes. Os paradigmas estão a mudar, e nós temos que mudar com eles», salientou. «Para pensarmos o futuro, precisamos saber como pensam os jovens. Podemos ter focus groups nos clientes, mas esses não fazem parte da nossa família, não estão cá dentro. São estes jovens que aqui estão que representam, e são parte integrante, do futuro da nossa empresa.»

O CEO esclareceu que os sete jovens foram escolhidos como se fosse um processo de recrutamento, com base em alguns pré-requisitos que definiu, tendo sido os que mostraram maior potencial e que já estavam “sinalizados” pelas suas chefias por se destacarem. «Queremos ser irreverentes e potenciar a qualidade dos jovens que temos na organização, ao mesmo tempo que os preparamos para assumir funções de responsabilidade. Se queremos um bom presente, temos que saber valorizar o passado mas, sobretudo, temos que olhar para o futuro», concluiu.

Como prioridade na agenda esteve o tema “pessoas”, sendo a atractividade no mercado e a retenção de talento um dos objectivos estratégicos assumidos pela Altice, que pretende incorporar mais de duas centenas de novos colaboradores na empresa. A comunicação mais próxima com os colaboradores é outra das apostas. «Vamos começar a ouvir mais, a estar mais envolvidos», revelou Alexandre Fonseca. Por isso, a Altice vai começar um roadshow, por várias localidades do país, juntando-se colaboradores para «partilhar o enquadramento estratégico, dar a conhecer onde estamos e para onde pretendemos ir, mas sobretudo para ouvir», garantiu.

O budget do próximo ano, a integração de Nuno Nunes na Comissão Executiva foram outros temas em destaque ma primeira sessão oficial do Next Generation ComEx, cujas reuniões irão realizar-se uma vez por mês. Vão “exercer funções” num período sem término definido.

Os temas e ideias, sempre que se justifique, serão levados a ComEx, para uma análise e debate mais profundo e nestas ocasiões os elementos do ComEx Júnior vão sentar-se com o CEO para discutirem sobre a estratégia da empresa. É uma forma de corporizarem «a responsabilidade da gestão da empresa, os pilares estratégicos e o peso da capacidade de decisão». Por outro lado, «pretende incorporar nas gerações vindouras princípios e valores fundamentais na liderança de uma organização: importância do “comando”, capacidade de iniciativa, capacidade de decisão, mas também a dificuldade de decisão em temas que, não sendo genéricos e transversais, necessitam de decisões particulares».

 

Pode ficar a saber mais sobre este Next Generation ComEx – quem o compõe e os principais temas em debate –, na edição de Outubro da Human Resources.

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

[vc_multibar_post nc_mp_bar_revive=”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”]