Amanhã é Dia Internacional da Mulher e várias empresas fazem questão de assinalar a data. Veja como

O Dia Internacional da Mulher assinala-se amanhã, 8 de Março, e várias empresas vão assinalar esta data.

 

Para celebrar o Dia da Mulher, a Critical TechWorks, joint-venture entre o Grupo BMW e a Critical Software, lança uma campanha com vários vídeos ao longo de uma semana e que contam com o testemunho de colaboradoras, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de defesa contínua dos direitos das Mulheres a nível internacional.

“The Women Beyond” dá voz às experiências diárias de oito colaboradoras da Critical Techworks e, através das suas histórias, foca-se na possibilidade que estas mulheres têm, hoje, de escolher livremente as suas carreiras profissionais, os seus tempos livres e os seus hobbies, sem amarras nem limites pelo seu género, barreiras estas que se colocaram no passado e ainda são realidade em alguns países.Com participação de oito colaboradoras dos escritórios do Porto e de Lisboa, a campanha conta com a partilha de dois testemunhos por dia até dia 10 de Março. Pode acompanhar nas redes sociais da Critical TechWorks, como LinkedInInstagram ou Facebook.

Já a agência de comunicação Canela decidiu dar um passo em frente para destacar o papel das mulheres no sector da comunicação. Por este motivo, a agência não trabalhará no dia 8 de Março e convida todas as empresas a juntarem-se a esta iniciativa.Para expressar o seu compromisso com a causa da igualdade de género, a equipa da Canela partilhou uma mensagem “Out of Office” explicando as razões pelas quais não estão disponíveis para trabalhar nessa data. Segundo dados do European Communication Monitor 2020, em Portugal, 74,1% dos departamentos e agências de comunicação são compostos maioritariamente por mulheres, mas só em 37,5% as mulheres assumem cargos de liderança. É esta realidade que a Canela, uma agência com 84% de mulheres, procura destacar e criticar com esta pausa completa.Para traduzir este compromisso numa iniciativa com um impacto verdadeiramente positivo, ao longo do ano a Canela Portugal irá doar oito horas de cada colaborador da agência à Inspiring Girls dentro de iniciativas que capacitam as mulheres. Em Portugal desde 2021, a Inspiring Girls é uma organização não governamental presente em mais de 26 países e tem como missão inspirar e elevar os sonhos e aspirações de jovens raparigas através da educação, autoconhecimento e partilha de experiências que contribuam para pôr fim a estereótipos.

Também a Fundação Ajuda em Açcão lança a campanha global “Obrigado, por ser Ajuda” para assinalar o Dia Internacional da Mulher. A campanha visa aumentar a sensibilização para o empreendedorismo feminino como um poderoso instrumento para promover a igualdade de género, erradicar a pobreza, e impulsionar o crescimento económico global.

A mensagem da campanha encoraja todos a apoiarem as mulheres empreendedoras, reconhecendo e promovendo os seus negócios. O empreendedorismo feminino tem o potencial de transformar comunidades e economias, proporcionando empregos, promovendo a independência financeira, criando novos mercados e produtos.

A campanha digital “Obrigado, por ser Ajuda” irá ainda apresentar histórias de mulheres empreendedoras bem-sucedidas, destacando as suas realizações e desafios. O seu objectivo final é inspirar mais mulheres a iniciar os seus próprios negócios, criando um mundo mais equitativo e próspero para todos, e está a ser lançada em vários países além de Portugal, como Colômbia, Equador, México, Peru e Espanha.

A Conforama, marca de mobiliário doméstico e decoração, que conta com um comité de direcção ibérico formado por 50% de mulheres e 50% de homens e cuja força de trabalho em Portugal é composta em 58% por mulheres (desde 2018 existiu um aumento de quase 7%), assinala a data partilhando testemunhos de algumas das mulheres que fornecem soluções valiosas aos seus clientes e que têm sido a chave para a empresa se tornar uma referência entre as empresas de mobiliário doméstico:

Silvia Marín (directora de Logística) – «Trabalhar na Conforama é um orgulho. Somos uma empresa que aposta na igualdade, com políticas que têm frutos, e que permite que as mulheres atinjam todo o seu potencial.»

Sónia (chefe de Produto Electrodoméstico em Portugal) – «Liderar um departamento numa empresa como a Conforama, num sector tão importante no dia-a-dia das famílias, é um orgulho e um grande exemplo do caminho que deve ser feito na sociedade e que na Conforama já é uma realidade. É muito importante mostrar que as mulheres conseguem, e devem, liderar seja qual for a área de que falamos porque existe competência para isso.»

 

Neste contexto, também as executivas da ID Logistics falam sobre a sua experiência profissional num sector tradicionalmente liderado por homens. De destacar que, no caso da ID Logistics Iberia, 39% da sua força de trabalho é composta por mulheres, sendo que este valor sobe para 58% em Portugal.

Como tem sido a experiência profissional num sector maioritariamente masculino?
Vitória Nunes, diretora da Unidade de Negócio em Portugal da ID Logistics, explica que, na sua experiência pessoal, teve o privilégio de trabalhar com executivos e colegas eticamente corretos nos negócios e na vida, que a apoiaram e encorajaram a conciliar o trabalho com a vida pessoal. «Embora o sector logístico tenha sido tradicionalmente gerido por homens, isto não foi um obstáculo para a minha carreira. Acredito que o mais importante é trabalhar com paixão e honestidade, e sempre senti que fui recompensada por isso. É importante continuar a trabalhar em conjunto para fomentar a diversidade e a inclusão no setor e promover a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independentemente do seu género. Se continuarmos a avançar nessa direcção, estou confiante de que podemos alcançar um sector logístico onde a igualdade e a diversidade sejam a norma», afirma.

 

Quais as próximas medidas a adoptar para alacançar a igualdade no sector?
Finalmente, Vitória Nunes refere que «para alcançar a igualdade plena no sector logístico, é necessário continuar a promover a diversidade e a inclusão, e a estabelecer políticas e práticas concretas para assegurar a igualdade de remuneração e a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento profissional. É igualmente importante sensibilizar e educar os líderes empresariais e os colaboradores sobre a importância da igualdade de género e a eliminação dos estereótipos de género no local de trabalho. Além disso, devem ser estabelecidos objectivos mensuráveis que devem ser monitorizados regularmente para assegurar que estão a ser feitos progressos no sentido da igualdade plena no sector logístico. Este é um processo contínuo que requer o compromisso e a ação concertada de todos os intervenientes.»

 

Já a Multipessoal lançou a iniciativa “Ela por Ela”, com o objectivo de contribuir para um mercado de trabalho mais igual e inclusivo. A acção, que vem assinalar o mês da Mulher, conta com o suporte de uma equipa de consultoras especializadas da empresa portuguesa de Recursos Humanos para, através de um conjunto de workshops gratuitos online, dar acesso a ferramentas e dicas que permitam às participantes desenvolverem a sua carreira profissional.

Além dos workshops, os participantes vão ter, ainda, a oportunidade de ganhar uma das oito sessões individuais personalizadas de career management sorteadas pela Multipessoal.

A iniciativa “Ela por Ela” dirige-se a todas as mulheres que pretendam dar um novo passo na sua carreira, de fazer uma mudança de rumo no seu percurso profissional ou que estejam à procura de uma nova oportunidade de emprego. A participação é gratuita e pode ser assegurada através de inscrição aqui, até dia 20 de Março.

As participantes vão ter acesso a um conjunto de sessões gratuitas, lideradas também elas por mulheres da Multipessoal, que vão decorrer nos dias 24 e 25 de Março. Estas vão incidir sobre temas como o desenvolvimento da marca pessoal, optimização de perfil do LinkedIn, preparação para entrevistas de emprego e negociação de propostas profissionais.

Ler Mais