Ana Rita Lopes, Delta Cafés/ Grupo Nabeiro: «Vamos ter de pensar – e agir – de forma diferente»
Ana Rita Lopes, directora de Recursos Humanos da Delta Cafés/ Grupo Nabeiro, faz notar «o ano de 2023 vai ter escassez de recursos em geral, que vai obrigar a pensar diferente, a agir diferente, a tomar decisões de forma diferente enquanto profissionais, sejam técnicos ou gestores».
«Num ano que se antecipa desafiante e de escassez de recursos em todo o seu espectro, mais de 40% das empresas acreditam que a retracção do ciclo económico vai afectar a Gestão de Recursos Humanos, na variação do efectivo, na flutuação da tendência de crescimento, no reforço do investimento em projectos, no optimismo em geral.
Os recursos serão limitados e, por isso, a parceria com as áreas de negócio terá de ser ainda mais o caminho a considerar para que dê resposta às necessidades dos clientes. O reforço da aposta no upskill ou reskill dos colaboradores deverá ser um dos focal points que terão de estar na agenda das organizações.
Vamos ter um ano de 2023 de escassez de recursos em geral, que nos vai obrigar a pensar diferente, a agir diferente, a tomar decisões de forma diferente enquanto profissionais, sejamos técnicos ou gestores. Mas, por outro lado, é também uma oportunidade para as pessoas encontrarem caminhos alternativos, processos como recrutamento interno, por exemplo, podem, em momento de escassez como o que antecipamos, serem momentos de desenvolvimento de carreira.
É neste contexto que também as lideranças deverão analisar ainda mais aprofundadamente as suas equipas e maximizar o seu desenvolvimento e produtividade, reflectindo-se em mais de 55% das empresas a necessidade de desenvolvimento das lideranças, sobretudo das lideranças intermédias, para estarem mais bem preparadas para definir necessidades e prioridades, fazer escolhas, reagir e decidir em ambientes cada vez mais não lineares, incertos e frágeis.
Será, por isso, seguramente um ano em que a Gestão de Pessoas assumirá ainda mais um papel crítico e central nas empresas, enquanto filtro ou colchão de espuma que atenua o impacto do que o futuro traz.»
Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.144) da Human Resources, no âmbito da XLIV edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.