Ana Rita Lopes, Delta Cafés. «Somos uma empresa de proximidade e, quando se pensa em comunicação, é impossível não pensar no Senhor Rui Nabeiro»

Na XXVII Conferência Human Resources, Ana Rita Lopes, directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, destacou a importância do papel da comunicação interna para identificar “Vários Caminhos, uma Direcção”, nesta “encruzilhada” na Gestão de Pessoas.

Por Margarida Lopes | Fotos NC Produções

 

«Num momento em que vivemos uma encruzilhada e em que passámos por tempos tão desafiantes, a comunicação foi fundamental. Quando queremos celebrar, a comunicação é fundamental.» Foi assim que Ana Rita Lopes deu início à sua intervenção, ressalvando que «a Delta é uma empresa de proximidade e que, quando se pensa em comunicação, é impossível não pensar no Senhor Rui Nabeiro. Quando há 60 anos não havia  instrumentos de comunicação, o senhor Rui tinha a sua forma de comunicar e tocava todos com o seu sorriso, a sua forma de ser. Visitava todas as geografias e, em Campo Maior, recebia todos os colaboradores. A missão da Delta é conseguir manter o seu legado vivo.»

E para isso, a directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés explicou que há uma equipa nuclear de comunicação interna que conta com quatro elementos que são responsáveis por fazer todo o plano de comunicação. Todos os anos, a Delta tem um mote que a norteia, este ano o mote é «Estamos conectados». Em 2023, foi «Sem fronteiras», e em 2022 «Construir pontes».

Neste contexto, a responsável destacou que, «para a Delta, era fundamental ter um rosto e por isso criou-se o conceito de pivots de comunicação interna, colaboradores que, para além das suas funções, representam voluntariamente este pivot de comunicação interna. São embaixadores da comunicação nos vários locais de trabalho, são eles que implementam as acções nos locais de trabalho. Para além de implementarem acções, também fazem diagnóstico e entregam algumas sugestões de melhoria no processo de comunicação».

Durante o ano, há vários encontros virtuais dos pivots, representados de Norte a Sul do país e ainda fora de Portugal, mas todos os anos há também um encontro presencial, referiu Ana Rita Lopes. Frisando que «este encontro, para além de uma acção de team building, conta também sempre com a administração e, este ano, foi debatido o futuro desta função e do que esta figura deveria ser. Os pivots de comunicação interna foram desafiados a fazer uma reflexão, organizaram-se em grupos e trouxeram projectos relacionados com relacionamento interpessoal, espaços de trabalho ou mesmo canais de comunicação.»

A directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento apresentou também um projecto que tem como objectivo reforçar este conceito de proximidade e compromisso, a «rota Delta n.º 61». inspirada na Nacional 2, que percorre o país de uma ponta à outra. «Este programa passa por visitar todas as localizações da Delta, acompanhados pelos pivots de comunicação interna, que falam com os colaboradores nos locais e fazem um diagnóstico nos espaços e, no final desta rota, pretende-se ter um diagnóstico de como nos podemos dirigir individualmente a cada colaborador. E para além disso recolhem-se também propostas e acções, mas também boas práticas.»

Ana Rita Lopes destacou ainda que a equipa de comunicação também tem uma missão naquilo que diz respeito ao onboarding. «O processo de onboarding da Delta é um processo imersivo, onde os candidatos são tocados por este processo de onboarding ainda antes de serem colaboradores».

«Depois de seleccionados os candidatos é feito um processo de onboarding com os futuros colaboradores, há vários touch point até à sua entrada na Delta. Depois da entrada, há um gestor de onboarding, que vai fazer o acompanhamento dos colaboradores individualmente durante os primeiros três meses», explicou a responsável. Clarificando que «genericamente o processo de onboardimg assenta em três grandes pilares, um acolhimento mais corporativo transversal a todas as funções, um acolhimento mais específico, onde é feito um programa à medida em função daquilo que é a função que o colaborador vem desempenhar na organização e por fim um acolhimento imersivo em Campo Maior nos sítios mais emblemáticos da empresa, que dura pelo menos três dias.»

Outro projecto destacado pela directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, tem que ver com o facto de ouvir os colaboradores que deu origem a um programa que se tornou viral «Isto é falar com quem trabalha» e foi exibido um vídeo do projecto na fábrica de Campo Maior no turno da noite.

Neste sentido, a responsável partilhou que, sendo a Delta uma empresa de família foi criado o podcast «Filho de peixe sabe nadar», em que os filhos dos colaboradores respondem a perguntas feitas pelos pais sobre o negócio, sendo que a próxima pergunta vai ser «E se mandasses na Delta o que farias?».

Sob o mote, «falar sob uma só voz», Ana Rita Lopes destacou que o CEO da Delta, Rui Miguel Nabeiro fala para toda a organização de três em três meses, de forma itinerante nas localizações da Delta, em directo. E partilha não só os resultados da empresa mas também são passadas mensagens de alinhamento para que todos se sintam parte do futuro».

Todas estas iniciativas são partilhadas na intranet, e ficam disponíveis para todos os colaboradores. A intranet é actualizada todos os dias com informação relevante para os colaboradores.

Voltando, ao tema das localizações da Delta, Ana Rita Lopes lembrou que a empresa está presente em 20 geografias de Norte a Sul do país, no Continente e nas Ilhas, mas também fora de Portugal em sete geografias com operações directas. São elas Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Angola, Brasil e China.

«E por isso o tema de comunicação fora de portas é fundamental. Alinhar uma cultura única é essencial. Temos vindo a trabalhar este conceito nos últimos anos, foi o mote do ano anterior, mas este ano já há mais uma iniciativa neste âmbito. Inspirado no programa Portugueses pelo mundo foi criado o Delta pelo mundo, estivemos à Suiça e falámos com colaboradores, parceiros, clientes e foi feita uma reportagem que será difundida para todas as geografias e colaboradores, partilhando como são as diferentes realidades e permitindo que todos se consigam conectar com as várias geografias.»

A directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés reconheceu que «o desafio maior talvez seja a mobilização dos colaboradores», destacando que «é algo em que a Delta tem continuado a insistir constantemente com acções como fazer um S.Martinho no final do dia dentro das instalações da empresa, celebrar os Santos Populares, que existem nas várias geografias ou sunsets».

Neste contexto, em 2021 foi criado o programa Delta Feel Good que tem quatro grandes pilares: Saúde, Família, Social e Desporto. «Durante um ano há iniciativas nas várias geografias para os colaboradores, mas também para a família. Desde torneio de padel, surf, limpezas de praia, rastreios de saúde mas também colónias de férias para os filhos dos colaboradores em épocas de férias escolares», salientou a responsável.

Ana Rita Lopes apontou ainda que outro dos papeis da comunicação interna são temáticas mais estratégicas como a sustentabilidade, «que já deixou de ser um nice to have e passou a ser um must to have». Referindo que nesta sequência foi lançada a campanha de sustentabilidade «O que fazes cá dentro sente-se cá fora» e que «há também um site na intranet dedicado exclusivamente à sustentabilidade.»

Em jeito de conclusão, a responsável destacou «o que partilhei hoje aqui são conceitos como proximidade, conectar, mobilizar. São sementes que temos vindo a lançar à terra para manter os valores vivos. E como o Senhor Rui dizia, não interessa o caminho, a direcção está definida é lado a lado com os colaboradores, para a frente. Na sequência destas palavras, foi criado um movimento interno de mobilização dos colaboradores “Para a frente”». Por fim foi partilhado um vídeo que ilustra esta campanha de mobilização para a frente.

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