Ana Rita Lopes, Grupo Nabeiro – Delta Cafés: «Dominar as ferramentas para fazer o futuro diferente»

Ana Rita Lopes, directora de Recursos Humanos do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, acredita que «actuar no reskilling e upskilling dos colaboradores, impactará de forma irreversível o futuro das organizações e dos próprios profissionais. O desafio presente passa por dominar estas ferramentas para rapidamente apoiar as organizações a fazer o futuro diferente.»

 

«A Inteligência Artificial veio para ficar, essa é já uma certeza. E os resultados do inquérito evidenciam o quão crítico será garantir uma boa disseminação do conhecimento sobre Metaverso, ChatGPT, etc., e como tais ferramentas podem ser aplicadas à Gestão de Pessoas. O Metaverso oferece novas maneiras de conectar e partilhar experiências.

Ainda que de uma forma transversal, serão mais impactadas áreas como o recrutamento, onboarding ou formação. Possibilitarmos experiências imersivas de realidade virtual em processos de onboarding como forma de conhecer muito mais do que a realidade física poderia agilizar num tempo e espaço eficiente. Criar uma persona do colaborador que assegura a sua privacidade e segurança dos seus dados. Criar um perfil de recrutador que assegura a realização das entrevistas de recrutamento e faz um match entre o perfil desejado e o perfil do candidato de forma quase imediata. Estas são algumas das potencialidades que podem ser propostas para a gestão e desenvolvimento de pessoas com o Metaverso.

Já o ChatGPT, na área da formação por exemplo, actuará como uma poderosa ferramenta de partilha e um acelerador de conhecimento. E é unânime que, nos próximos tempos, todos teremos de ter recursos dotados com mais competências digitais, seja por esta avalanche de novas formas de fazer as coisas e ter acesso à informação, seja pela automatização e digitalização crescente dos processos. Actuar no reskilling e upskilling dos colaboradores, maximizado com estas ferramentas, impactará de forma irreversível o futuro das organizações e dos próprios profissionais. O desafio presente passa por dominar estas ferramentas para rapidamente apoiar as organizações a fazer o futuro diferente.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources, no âmbito da XLVI edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais