Apenas uma em cada seis profissionais se sente humanamente ligado à empresa onde trabalha

De acordo com um novo estudo da Accenture, apenas 16% sente uma ligação efectiva e humana, no trabalho, sendo os profissionais que trabalham on-site aqueles que se sentem menos envolvidos.

 

O estudo “Organizational culture: From always connected to omni-connected” da Accenture descreve o modo como as empresas podem fortalecer a cultura corporativa e as relações interpessoais ao oferecer “experiências omniconectadas”, para responder às necessidades do negócio e colaboradores, permitindo que as pessoas participem plenamente e tenham uma experiência equitativa – construindo as suas carreiras, estabelecendo relacionamentos e criando valor e impacto pessoal e profissional – independentemente de onde trabalham fisicamente.

O estudo desafia a suposição de que trabalhar unicamente on-site faz com que as pessoas se sintam mais envolvidas. As pessoas que trabalham em regime presencial, em comparação com aquelas que trabalham em locais de trabalho híbridos ou remotos, são as que se sentem menos interligadas dos três grupos estudados – 42% dos colaboradores on-site dizem que se sentem “não envolvidos” versus 36% dos híbridos e 22% dos que trabalham em modo totalmente remoto.

Embora o contacto presencial seja vital, a proximidade física sem que exista apoio da liderança, flexibilidade, tecnologia ou sensação de propósito não se traduz necessariamente em profissionais que sentem uma ligação mais profunda com o seu trabalho e entre si.

O estudo também mostra que as organizações cujos colaboradores beneficiam de experiências omniconectadas podem atingir um crescimento anual de receitas de 7,4%.

A omniconexão também cria confiança, com 29% dos colaboradores omniconectados a afirmar que sentem mais probabilidade de sentir um nível mais profundo de confiança na sua organização. Além disso, estar omniconectado é responsável por 59% da intenção de um profissional de permanecer na empresa, e mais de 90% das pessoas omniconectadas dizem que podem ser produtivas em qualquer lugar.

Apenas 17% dos entrevistados sentiram que estavam a beneficiar de uma experiência omniconectada no trabalho. O relatório inclui um caminho que os executivos C-level podem seguir para criar experiências omniconectadas que aumentam a produtividade, promovem maior retenção e impulsionam o crescimento da receita.

Ler Mais