Opinião: Integrar negócios e dados para uma gestão eficaz

Para que possam operar e atuar com níveis máximos de eficácia e eficiência, as organizações necessitam de informações relevantes relativas ao seu desempenho. Com o devido enquadramento, os responsáveis pela área de inteligência do negócio podem abrir à gestão toda a riqueza dos dados que lhes permita concorrer num mercado cada vez mais competitivo.

Por José Oliveira, Chief Executive Officer (CEO) da Bi4All

Para atingir a eficácia, é essencial assegurar que os responsáveis tecnológicos das empresas dispõem da informação necessária de contexto que lhes permita identificar a informação mais efetiva para os objetivos pretendidos.

O foco das organizações deve estar no seu negócio e na eficácia da gestão, mantendo uma análise próxima das mudanças que acontecem no seu ambiente, mas também na monitorização próxima da operação. Para esta última, a informação clara, atual e que permita agir de forma rápida é fundamental. Uma decisão com base em informação incompleta ou que não releva os aspetos fundamentais pode ter consequências muito negativas para as organizações, nas diferentes vertentes, do negócio à atribuição de recursos, passando pela gestão dos profissionais.

O impacto da digitalização tem vindo a criar novos e importantes desafios. Isto porque as mudanças tecnológicas em curso, apesar dos seus inegáveis benefícios, podem constituir uma desnecessária distração. A mobilidade, a internet das coisas (IoT), o big data, a cloud, e muitos outros termos recentes, criaram um novo problema – como lidar com o excesso de informação, como destrinçar, no meio de toda esta informação, a que é relevante da que é acessória e, por último, qual a melhor forma de apresentar estes dados de forma a facilmente identificar as áreas que necessitam de atenção, idealmente até com algum nível de antecipação.

As ferramentas de dashboarding com funcionalidades preditivas são um apoio fundamental para a gestão ter uma visão unificada do desempenho da organização. Mas como assegurar que a informação apresentada tem em consideração todas as variáveis do negócio e reflete a sua complexidade e as dimensões mais relevantes? Para isso, é essencial que os responsáveis tecnológicos tenham acesso próximo às prioridades e objetivos de gestão, para que o resultado final seja o mais relevante.

Mas quais os benefícios potenciais da implementação de uma solução de dashboarding? Esta é uma ferramenta imprescindível para as empresas que pretendam competir nos mercados atuais e futuros, tirando partido das novas tecnologias que estão na génese da transformação digital.

Os benefícios do dashboarding para a gestão incluem, entre outros:
– a uniformização, integração e valorização das diversas fontes de dados dentro da organização;
– a fácil visualização da informação pertinente para o negócio;
– a integração de uma componente de análise para permitir extrair os indicadores mais relevantes;
– a possibilidade de partilha com os restantes membros da equipa;
– o acesso multi-plataforma e em qualquer local;
– a atualização permanente e a partir de qualquer local.

Tudo isto garantindo a segurança e integridade dos dados.

*Texto escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 em vigor desde 2009.

Ler Mais