As 24 profissões com mais riscos para a saúde

Trabalhar sentado num escritório é diferente do que trabalhar numa fábrica ou num bloco operatório. E os perigos para a saúde também o são. Conheça as profissões menos saudáveis.

 

A Tech Insider elaborou uma lista com as profissões com mais riscos para a saúde utilizando a base de dados do Departamento do Trabalho americano. Para isso, e através de uma escala de 0 a 100, analisou-se variantes como a exposição a contaminantes, a doenças e infecções, a condições perigosas, à radiação ou os riscos de pequenos acidentes como queimaduras, cortes e arranhões:

1. Dentista, cirurgião-dentário e assistente dentário – Risco para a saúde: 65,4. Principais riscos: exposição a contaminantes, a doenças e infecções, demasiado tempo sentado.

2. Assistente de bordo –  Risco para a saúde: 62,3. Principais riscos: exposição a contaminantes, a doenças e infecções, risco de pequenos acidentes.

3. Anestesista e assistente de anestesista –  Risco para a saúde: 62,3. Principais riscos: exposição a contaminantes, a doenças e infecções, exposição à radiação.

4. Veterinários e assistente de veterinário – Risco para a saúde: 60, 3. Principais riscos: exposição a contaminantes, a doenças e infecções, risco de pequenos acidentes.

5. Podologista – Risco para a saúde: 60,2. Principais riscos: exposição a doenças e infecções, exposição à radiação e a contaminantes.

6. Inspector de imigração e guarda fronteiriço – Risco para a saúde: 59,3. Principais riscos: exposição a contaminantes, a doenças e infecções, exposição à radiação.

7. Histologista e assistente de histologista – Risco para a saúde: 59,0. Principais riscos: exposição a condições perigosas, exposição a contaminantes, exposição a doenças e infecções.

8. Funcionário de tratamentos de água e ETAR – Risco para a saúde: 58,2. Principais riscos: exposição a contaminantes, exposição a condições perigosas, exposição a pequenos acidentes.

9. Engenheiro industrial e operador de máquinas – Risco para a saúde: 57,7. Principais riscos: exposição a contaminantes, exposição a condições perigosas, exposição a pequenos acidentes.

10. Assistente médico e de cirurgião e técnico – Risco para a saúde: 57,3. Principais riscos: exposição a doenças e infecções, exposição a contaminantes, exposição a condições perigosas.

11. Operador de refinaria (gás e petróleo)

12. Piloto e co-piloto de avião e engenheiro de voo

13. Técnico de equipamento médico

14. Técnico de equipamento nuclear

15. Colector de material reciclável

16. Técnico de material refractário

17. Operador de indústria mineira

18. Técnico de emergência médica e paramédico

19. Operador de plataforma química

20. Enfermeiro de cuidados intensivos

21. Serviço e instalação de frigoríficos 

22. Técnico de medicina nuclear

23. Radiologistas

24. Instalação e reparação de elevadores

Ler Mais