As 5 profissões mais bizarras da indústria automóvel

Se pensa que a indústria automóvel é um território de engenheiros, mecânicos e operadores de máquinas, desenhadores, projectistas e comerciais, desengane-se.

Ao longo das linhas de produção, e mesmo antes de o automóvel começar a ser montado na fábrica, há que sujeitá-los a testes e ensaios, comandados por pessoas com funções no mínimo surpreendentes, como o ensaiador de bancos, o costureiro ou o “sommelier”.
A maioria são trabalhos artesanais realizados em diferentes da montagem de um veículo.
A NewsMotor investigou o assunto e listou as cinco profissões mais curiosas.

O piloto de testes

Tem como função fazer os primeiros testes a cada automóvel, para garantir que ele está em perfeitas condições. Além de fazer milhares de quilómetros em estrada, testa-os em diferentes tipos de pisos e condições meteorológicas e levam-nos aos limites, carregando no acelerador e travões. Tudo para avaliar se o novo modelo está pronto para enfrentar o mercado.

O escultor

É o responsável por esculpir à escala a maquete de um modelo que está a ser desenvolvido, e que na indústria são conhecidas por “Clay Models”, por serem feitos em argila. Em média, uma maquete em argila pode exigir até 10 mil horas de trabalho e tonelada e meia de materiais. As maquetes em tamanho real são usadas para testes aerodinâmicos em túveis de vento.

Os ensaiadores de bancos

São a equipa que testa os bancos e tenta encontrar os melhores soluções para eles, pondo à prova vários tipos de tecidos, couros, espumas e costuras. Chegam a sentar-se mais de 20 mil vezes num banco, só para garantir que tudo está perfeito.

O costureiro

É ele que trabalha os forros interiores, os tapetes e os restantes revestimentos têxteis, supervisionando também os acabamentos e as costuras. Em conjunto com o design de interiores, tem também uma palavra importante na escolha das cores e materiais. Em alguns casos, o trabalho chega a demorar mais de um ano.

O Sommelier

Todos nós gostamos daquele aroma especial que chamamos de “cheirinho a carro novo”. O que talvez não saiba é que os fabricantes têm equipas de químicos que procuram encontrar o aroma mais adequado a cada modelo, realizando mais de 300 testes, alguns deles em temperaturas extremas que podem fazer variar o cheiro. Como um verdadeiro sommelier de vinho, também estes não podem fumar ou usar perfumes, para não adulterar o olfacto.

 

Por , Automonitor

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