As causas (internas e externas) que explicam uma elevada rotatividade nas empresas. E como a reverter

Também conhecido como turnover, pode proporcionar maus resultados dentro da empresa porque muitos gestores continuam a desconhecer as suas causas.

 

O termo rotatividade significa a taxa de contratação e abandono que acontece dentro de uma empresa. Acções que fazem parte da rotina de qualquer organização, mas que, quando a taxa é muito alta, acaba por ser muito negativa para a imagem da empresa.

A alta rotatividade pode ser influenciada por questões internas e externas:

  • Grande número de processos selectivos;
  • Desmotivação dos colaboradores;
  • Mau clima organizacional;
  • A organização não estar comprometida com equipa;
  • Baixa remuneração dos colaboradores e maus benefícios;
  • Má gestão de pessoas.

Dentro da empresa podem existir vários factores que agravam a rotatividade. No entanto, quando o cenário é analisado correctamente, é possível reverter esse quadro:

    • Remuneração;
    • Condições de trabalho;
    • Não ter capacidade para qualificar a equip;
    • Planeamento inadequado;
    • Maus relacionamentos internos;
    • Gestão de pessoas de baixa qualidade;
    • Não valorização da equipa;
    • Não ter um plano de carreira.

 

Porém há factores que são só semi-controláveis:

  • Baixo rendimento do colaborador;
  • Insatisfação da equipa;
  • Perda de conhecimento e experiência do profissional que saiu;
  • Mau clima organizacional.

E há ainda as causas externas:

  • Nova oportunidade de emprego;
  • Perda de conexão com fornecedores e clientes;
  • Crise económica no país.

 

Como reverter a alta taxa de rotatividade?

O papel do RH nesse cenário de rotatividade deve ser o de acabar com a insegurança de toda equipa.

O ideal para reverter esse cenário é fortalecer a cultura de feedback. Porém, outras ações podem ser tomadas, como:

  • Criar uma política de cargos, salários, capacitações e de acompanhamento do colaborador para ver a sua evolução;
  • Fazer uma pesquisa de clima organizacional para compreender quais pontos que podem ser melhorados;
  • Ter uma acção conjunta entre RH e gestores para melhor acompanhamento das equipas;
  • Tenha um cronograma de treino para a equipa;
  • Criar os perfis ideias de candidatos para preenchimento de uma vaga;
  • Ter um processo selectivo claro e mais automatizado;
  • Horários flexíveis ou a possibilidade de trabalhar em home office em alguns dias;
  • Fortaleça a cultura de feedback;
  • Avaliação de desempenho periódica;
  • Investimento na qualidade de vida dos seus colaboradores;
  • Mapeamento das competências;
  • Melhorar a comunicação interna.
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