Até fim da semana, Atlântica está a decorrer a semana da Responsabilidade Social Corporativa

Um compromisso contínuo assumido por empresas e organizações, com o objectivo de adoptar e manter comportamentos éticos. É esta a premissa da Semana da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma iniciativa que a Atlântica – Instituto Universitário promove até 29 de Novembro. Até sexta-feira, a instituição vai acolher várias actividades que procuram sublinhar a importância da RSC. 

No seu programa, a Semana da Responsabilidade Social Corporativa conta com a “2ª Conferência sobre RSC”, actividade dividida em dois momentos distintos. A primeira sessão realiza-se na Atlântica, hoje, dia 27 de Novembro, às 15h00. Com o tema “Os Outros Somos Nós: A (in)Sustentabilidade da Responsabilidade Social no Futuro”, o momento conta com moderação do docente da Atlântica Jorge Humberto Dias, assim como com vários nomes de referência nesta área: Valdemar Costa (Healthcare consultant – Grupo Luz Saúde), André Magrinho (Fundação AIP), Joana Gorgueira (Associação Salvador) e Edite Lourenço Duarte e Ana Filipa Oliveira (Instituto Politécnico de Santarém).

Já o segundo momento, agendado para dia 29, às 18h00, também na Atlântica, terá a presença de Natália Espírito Santo – directora-geral do Instituto Universitário –, assim como de um painel de especialistas, que integram Patrícia Nunes (Gestora de Sustentabilidade no Grupo Lusíadas Saúde), João Paiva (Teixeira Duarte Construções), Sara Correia (Gestora no Hospital Lusíadas da Amadora) e Ana Mamed (USF Monsanto).

No âmbito de projetos integrados na disciplina de Responsabilidade Social Corporativa, os alunos da Atlântica vão, ao longo desta semana, levar a temática da Responsabilidade Social Corporativa a várias empresas e instituições, como a Junta de Freguesia de Alcântara, a Câmara Municipal de Oeiras, o Centro de Saúde de Sete Rios, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Teixeira Duarte, Construções e a própria Atlântica – Instituto Universitário. Estes momentos vão abordar questões como “RSC e o bem-estar dos colaboradores”, o “Salário Emocional”, a saúde, a qualidade de vida dos colaboradores, a alimentação sustentável, a comunicação organizacional positiva, a inclusão e a empatia.