
Atenção! Esta sexta-feira há nova greve geral da função pública (e deverá afectar serviços em todo o país)
Na próxima sexta-feira, dia 24 de Outubro, será dia de greve geral dos trabalhadores da administração pública. A educação e a saúde devem voltar a ser as áreas mais afectadas.
Segundo a Sic Notícias, a Frente Comum quer que o governo melhore a proposta de valorização salarial. A primeira, que ainda está em cima da mesa, prevê aumentos de cerca de 2% para os funcionários públicos, ou seja, um aumento mínimo de 56 euros para o próximo ano.
Esta estrutura, afeta à CGTP, exige um aumento salarial de 15%, num mínimo de 150 euros. Quer também a atualização do subsídio de alimentação para os 12 euros.
À greve geral da função pública junta-se também, na sexta-feira, a greve geral para todos os médicos. A Federação Nacional dos Médicos esteve reunida com o Ministério da Saúde na passada quinta-feira. O governo apresentou três diplomas, entre eles o da criação de urgências regionais. Na Margem Sul, o plano é concentrar as urgências de obstetrícia em Almada por causa da falta de profissionais de saúde.