Bacalhau, polvo, ou peru? Veja como se celebra o Natal à mesa na Europa

Na maioria das regiões do mundo, esta quadra festiva é habitualmente celebrada em família ou em comunidade. Convicções religiosas à parte, cada zona tem as suas tradições. Veja como se comemora o Natal à mesa pela Europa fora. 

 

Portugal

Na Consoada (24 de Dezembro à noite), o prato central é bacalhau cozido com batatas, couve, regado com azeite. Em algumas regiões, o polvo e o peru também são tradicionais.

No dia de Natal (25 de Dezembro) é comum o peru, borrego ou cabrito assado. Sobremesas incluem bolo-rei, rabanadas, sonhos, entre outros.

Espanha

Destaca-se a Sopa de Galets (massa em forma de concha) e o consumo de mariscos e cordeiro.

O doce tradicional é o turrón e o maçapão. O Roscón de Reyes é mais ligado ao Dia de Reis (6 de Janeiro) mas também faz parte do calendário festivo.

França

As celebrações incluem foie gras, ostras e o clássico peru recheado com castanhas, ou aves de caça (galinha d’angola, faisão).

A sobremesa clássica é o Bûche de Noël (tronco de Natal), um bolo em forma de tronco decorado.

Itália

A ementa foca-se em massas frescas como Tortelli in brodo (em caldo de carne) ou Lasagna. Os bolos natalícios mais icónicos são o Panettone e o Pandoro, pães doces muitas vezes com frutas cristalizadas e passas.

Alemanha

Muitos optam por uma simples salada de batatas com salsichas na véspera para ter mais tempo para os presentes. O ganso ou peru assado são típicos no dia de Natal, acompanhados de doces como o Stollen (pão doce com frutas e marzipã) e Lebkuchen (biscoito de especiarias).

Polónia

A ceia tradicional é frequentemente vegetariana, destacando-se o Barszcz (sopa de beterraba) e os Pierogi (pastéis cozidos).

Geórgia

Um prato festivo comum é o Satsivi, frango ou peru servido com um molho frio de nozes.

Países Baixos

Oliebollen (bolinhos de massa frita) são populares na época festiva, especialmente no Natal e Ano Novo.

Reino Unido

O prato principal é o peru assado com recheio, servido com couves-de-bruxelas e o denso Christmas Pudding flamejado com conhaque.

Dinamarca

Flæskesteg (porco assado com pele crocante) é comum no jantar de Natal. A sobremesa tradicional é Risengrød, um arroz-doce com uma amêndoa inteira escondida e quem a encontrar ganha um prémio.

Suécia

Julbord (buffet de Natal): uma mesa com arenque em conserva, salmão curado (gravlax), almôndegas, salsichas, presunto e o gratinado cremoso de batata com anchovas. Pães de açafrão e biscoitos de gengibre são sobremesas clássicas.

Finlândia

Joulukinkku (presunto de Natal) normalmente servido com acompanhamentos de legumes e guarnições de Inverno.

Ler Mais