
Banco Português de Fomento cria plataforma de IA Generativa para colaboradores
O Banco Português de Fomento (BPF) lançou uma plataforma de Inteligência Artificial Generativa, desenvolvida em parceria com a Glintt Next, que permite que os colaboradores consultem e interpretem informação de forma mais rápida com IA Generativa.
O Fomento.AI surge da necessidade crescente de o BPF gerir e consultar, de forma rápida e segura, um grande volume de informação jurídica, financeira, operacional e regulamentar que até então se encontrava distribuída por múltiplos repositórios internos.
«Esta nova ferramenta reforça o compromisso com a inovação, colocando a tecnologia ao serviço dos nossos colaboradores e da missão pública do Banco. Entre outras coisas, permitirá acelerar processos, reduzir tempos de resposta e garantir maior consistência na análise documental, contribuindo para uma organização mais ágil, eficiente e preparada para os desafios actuais», explica Tiago Mateus, Chief Technology and Operations Officer do BPF.
Com esta solução, os colaboradores do BPF conseguem pesquisar e sintetizar informação em linguagem natural, através de assistentes de conversa,
«O Fomento.AI foi concebido para garantir segurança, precisão e controlo sobre informação crítica. A utilização de IA Generativa permite aumentar a eficiência e a agilidade interna, sempre em conformidade com os mais elevados padrões de compliance», sublinha Miguel Leocádio, administrador da Glintt Next.
A plataforma integra modelos de Inteligência Artificial Generativa com mecanismos de pesquisa semântica aplicados aos documentos internos do Banco. Na prática, quando é feita uma pergunta ao Fomento.AI, a solução identifica automaticamente os documentos onde a informação está e devolve uma resposta baseada nos conteúdos validados pela instituição bancária.
A implementação está a ser realizada de forma faseada, começando por uma versão funcional da solução, que permite ao BPF testar o sistema em ambiente real, recolher feedback dos utilizadores e ajustar funcionalidades. Numa etapa seguinte, o Fomento.AI evoluirá para apoiar progressivamente novas áreas e disponibilizar capacidades adicionais com foco na eficiência, na robustez da informação e na gestão integrada do conhecimento.