Best Workplaces, CJR Renewables: Autonomia, a responsabilidade e crescimento

9ª Lugar – 201-500 Colaboradores

Na CJR Renewables, os principais factores que distinguem a empresa como um bom local para trabalhar são o ambiente de trabalho, o compromisso dos colaboradores, a identificação com a missão, a visão e a prática efectiva de valores como a excelência, inovação, honestidade, resiliência, partilha, compromisso e ambição. Quem o diz é Paula Cardoso, Human Resources manager da CJR Renewables, que acrescenta que «os nossos valores são guiados pelos princípios da diversidade e igualdade de oportunidades, opondo-se totalmente a qualquer tipo de discriminação».

A estratégia de Gestão de Pessoas que trouxe a empresa a este resultado tem por base um investimento diário nas suas pessoas, sendo incentivada a autonomia, a responsabilidade e o crescimento. Para a responsável, a empresa tem «uma cultura organizacional forte e garantimos uma boa comunicação empresarial. Nos últimos anos, o conceito de “boa cultura de empresa” tem sido muito utilizado nos círculos empresariais em geral».

Paula Cardoso acredita que «se os colaboradores estiverem cronicamente desmotivados nas suas funções, isso será evidente na forma como produzem, como realizam o seu trabalho, como comunicam, como se envolvem e como lidam com os nossos clientes. Do mesmo modo, é muito provável que um colaborador satisfeito com a empresa preste um excelente serviço aos clientes internos e externos».

É com base nestes princípios que a empresa procura tratar os seus colaboradores com respeito, mas também contratar aqueles cujos valores, missão e visão estejam alinhados com os da CJR Renewables.

Em 2023 a CJR Renewables reforçou o investimento em eventos internos no sentido de continuar a promover o contacto humano, a união e a comunicação, conseguindo desta forma fortalecer os laços entre os colaboradores. Foi introduzido um diagnóstico do clima organizacional, promovendo assim a participação activa dos colaboradores da CJR Renewables. «Mediante a implementação de planos de acção, tornámos a empresa mais capaz, mais sábia e mais experiente.»

Continuamos a alimentar o nosso centro de recursos interno, (a nossa intranet), que não é apenas um veículo de comunicação; inclui também uma forma de aceder a todas as informações da empresa bem como o contínuo investimento em ferramentas de comunicação interna (wall TV, newsletters digitais, vídeos, conteúdos sobre o mercado e tendências, etc). Disponibilizamos benefícios aos nossos colaboradores nas várias áreas de lazer, bem-estar e poupança. Intensificamos também o investimento em Formação e o desenvolvimento das nossas pessoas. A CJR Renewables tem um forte compromisso com os programas de formação e desenvolvimento de carreira, que são ministrados por entidades internas e externas, com o objectivo de reter as equipas. Esta formação trabalha em três valências: reforço das competências de gestão; oportunidades de promoção, com base numa gestão estratégica de recursos humanos; orientação para objectivos, num modelo de capacitação. Há ainda uma cultura de feedback, como parte integrante da gestão das equipas.

Ao longo do ano passado, a reestruturação de alguns departamentos e equipas, bem como atrair e reter talentos, foi o maior desafio. Para o superar, foram implementadas algumas estratégias, tais como melhoria nas condições salariais e a nível também de salário emocional.

Já este ano, a empresa iniciou o processo de planos de sucessão e «temos também como objectivo estruturar um plano de carreira para os colaboradores da CJR Renewables», afirma Paula Cardoso.

«A estratégia é continuar a investir, entre outros, em planos de desenvolvimento das nossas pessoas, investir numa cultura de escuta activa, comunicação, partilha, trabalho em equipa, responsabilidade, compromisso bem como alimentar um bom ambiente de trabalho», conclui.

Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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