BNP Paribas: Criar impacto positivo na sociedade, lado a lado com os colaboradores

A comunicação é um ponto incontornável da política de Employer Branding do BNP Paribas em Portugal, junto dos seus clientes, e acima de tudo, dos seus colaboradores.

 

A estratégia de Employer Branding do BNP Paribas Portugal assenta em dois grandes eixos, que Vera Nobre Leitão, Head of Communications do Grupo, contextualiza: «O interno, de construção e aposta na nossa cultura enquanto organização e que, sendo coerente, tem um papel importante na retenção das nossas pessoas; e, paralelamente, o eixo de comunicação externa, que permite partilhar externamente os compromissos, missão e valores do BNP Paribas em Portugal».

A mesma responsável adianta, ainda, que quando a empresa comunica internamente, trabalham, acima de tudo, «o vector da consistência, a aposta em exemplos concretos dos pilares estratégicos e em conteúdos que, de alguma forma, criem pontes com os gostos/interesses das pessoas, de forma a aumentar o engagement e garantir que a comunicação é eficaz».

A Employee Value Proposition (EVP) do Grupo em Portugal parte exactamente de um trabalho de análise, em conjunto com os colaboradores e com a liderança do Grupo, sobre os pilares centrais da singularidade e da oferta de valor da empresa, «quer para quem já trabalha connosco, quer para a quem poderá vir a fazê-lo».

A criação de uma estratégia mais estruturada surgiu, assim, de uma necessidade de estar mais perto das pessoas da empresa e esse objectivo está presente em todas as acções desenvolvidas nesse âmbito. «Pretendemos apostar no crescimento e na satisfação das nossas pessoas, objectivo apenas atingido quando se sentem parte de um projecto com uma visão clara», esclarece Vera Nobre Leitão. Por esse motivo, a prioridade é partilhar abertamente os projectos que levam o Grupo a atingir os objectivos de cada pilar da EVP da empresa. «Incentivamos os nossos colaboradores a serem a melhor versão de si próprios, expandindo as suas competências através de planos de desenvolvimento pessoal feitos à medida e em constante evolução», acrescenta.

Do ponto de vista externo, é importante mostrar de forma clara a visão do Grupo em Portugal e os objectivos a que se propõe com cada eixo. Tal acontece, por exemplo, no campo da atracção de talento, sendo essencial partilhar externamente uma mensagem realista do que é a cultura do BNP Paribas, sejam os compromissos com a sustentabilidade, eventos como a Diversity Week ou os Career Days, sem esquecer o regime de trabalho híbrido. Além disso, a comunicação externa da cultura empresarial reflecte um sentimento de orgulho nos colaboradores, que se reconhecem no esforço de transparência e nas iniciativas da organização.

Para um resultado positivo da comunicação, um dos desafios é conseguir chegar de forma eficiente a todos os colaboradores do BNP Paribas Portugal, que conta com mais de 8000 pessoas a trabalhar fisicamente em território nacional, entre Lisboa e Porto. Na visão de Vera Nobre Leitão, para conseguirem chegar a tantas pessoas, a comunicação interna do Grupo, assim como a comunicação em geral, teve de se reinventar nos últimos anos, directamente afectada pelas redes sociais e por um “spam of attention” bastante mais reduzido. No entanto, a mesma responsável não deixa de ter uma visão positiva sobre esta constatação. «Embora desafiante, acredito que esta diluição da atenção tem obrigado à criação de um filtro para todas as iniciativas, avançando apenas aquelas que sabemos capazes de criar pontes com as equipas, de gerar engagement e de ilustrar os nossos valores», revela.

Aposta na sustentabilidade
A EVP do BNP Paribas Portugal assenta na seguinte premissa: “Um líder internacional em sustentabilidade, que desenvolve o teu potencial, num ambiente positivo e aberto”. A Sustentabilidade é, nesse sentido, uma área na qual o BNP Paribas quer continuar a assumir-se como líder a nível internacional, através do acompanhamento dos clientes na transição energética, com o objectivo de criar um impacto positivo na sociedade, a nível social e cívico. Materializando a importância desta ambição, o BNP Paribas Portugal aposta activamente em programas internos desenhados para ajudar os colaboradores a reduzir a sua pegada carbónica, organizando igualmente programas sobre sustentabilidade para os seus clientes, não não esquecendo o compromisso Net-Zero e os projectos ligados à filantropia. «A nossa visão é a de apoiar, de forma sustentada, o crescimento de todos os nossos colaboradores, sob o mote “um Grupo, múltiplas oportunidades”, apostando na oferta de oportunidades de crescimento, de mobilidade interna integrada e, sobretudo, na construção de um futuro que é feito pelo colaborador», partilha a responsável de Comunicação.

Para que a mensagem seja o mais objectiva possível, internamente ela é comunicada através de todos os canais da empresa: intranet, newsletters, televisão interna. Externamente, todos os canais à disposição são utilizados para passar a mensagem que sentem ser bastante clara sobre quem são e quais os valores da empresa: redes sociais, meios de comunicação, eventos, entre muitos outros.

Para esta estratégia comunicacional foi essencial a análise de comportamentos das pessoas e dos objectivos pretendidos. Para o Grupo, era essencial passar uma mensagem de sentimento de pertença, de cultura comum e de futuro aos colaboradores. «Queremos que percebam onde estamos e para onde vamos. Pelo que é importante reavivar esta mensagem ». Já no que diz respeito à sociedade, a intenção é dar visibilidade sobre a acção do Grupo, o trabalho alcançado, os projectos desenvolvidos e o impacto positivo que tentam ter todos os dias. O ténis e o cinema são dois pilares nos quais o Grupo tem vindo a apostar e Portugal não é excepção. Estes são dois bons exemplos do trabalho que o BNP Paribas está a fazer através da sua EVP, mas existem mais. «Tentamos promover um ambiente de trabalho inclusivo e positivo. Fomos a primeira empresa a assinar o compromisso #Jamaissanselles em Portugal, no qual o nosso senior management se compromete a não participar em painéis nos quais não participem mulheres», começa por enunciar Vera Nobre Leitão. Por outro lado, e porque sabem que os seus colaboradores valorizam um regime de trabalho híbrido, Portugal é o único país no qual o Grupo tem um programa de Smart Working com até 60% de trabalho a partir de casa. Por fim, e devido ao apoio ao sector do ténis, a empresa criou «uma nova equipa de ténis – BNP Paribas Rising Stars, na qual apoiam os cinco melhores tenistas entre os 12 e os 14 anos, de forma a contribuir para a promoção da excelência e para melhores oportunidades de formação entre os jovens no desporto de alta competição».

Para Vera Nobre Leitão, esta “nova” estratégia será bem-sucedida «se os nossos colaboradores conhecerem a nossa EVP e, através desta, se sentirem incluídos e valorizados ». Nesse sentido, para o futuro, o objectivo é continuar a apostar na diversificação, quer ao nível interno quer externo. «Os nossos valores como marca empregadora e como empresa em geral podem ser transmitidos em projectos tão variados como o ténis ou o cinema, a educação ou a sustentabilidade, ou o Rock in Rio. Pretendemos estar onde as pessoas estão para estarmos mais próximos e comunicarmos mais eficientemente», conclui.

Vera Nobre Leitão
Head of Communications, BNP Paribas

 

 

Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

 

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