BPI Capacitar distingue 19 projectos para apoiar pessoas com deficiência

No âmbito da 7.ª edição do Prémio BPI Capacitar, o BPI entregou 700 mil euros a 19 instituições para apoiar projectos que promovem a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

 

O primeiro prémio foi entregue, ex-aequo, à Associação Oncológica do Alentejo – AOAL e à Fundação Afid Diferença. O BPI distinguiu ainda outras 17 instituições com menções honrosas. Das 305 candidaturas recebidas, o júri analisou e seleccionou os projectos que considerou mais sustentáveis, mais inovadores e com maior impacto social.

O BPI Capacitar, tal como os Prémios BPI Seniores e BPI Solidário, insere-se na política de responsabilidade do Banco. Em 2016, os três prémios atribuíram, em conjunto, um donativo total de 2 milhões de euros.

Para Fernando Ulrich, presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do BPI, «As pessoas com deficiência são um dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade e que necessitam de toda a nossa atenção. Com este prémio pretendemos distinguir e dar a conhecer o trabalho notável que centenas de instituições fazem diariamente.»

19 projectos distinguidos

A Associação Oncológica do Alentejo – AOAL vai criar uma unidade móvel para apoio ao domicílio a doentes oncológicos que vivam em situação de isolamento. O projecto tem como objectivo disponibilizar cuidados de saúde, como fisioterapia e apoio psicológico, com uma periodicidade semanal.

Por seu lado, a Fundação Afid Diferença, na Amadora, irá levar a cabo um projecto de apoio à família, através da criação de um programa de acolhimento aos fins-de-semana para pessoas com deficiência intelectual, ajudando a promover a sua autonomia e a apoiar os seus cuidadores.

Além dos primeiros prémios, o BPI Capacitar distinguiu ainda 17 instituições:
ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, APERCIM – Associação Para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, APPACDM de Lisboa, APPACDM do Porto, APPDA Coimbra, Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real, Associação Portuguesa de Fibrose Quística – APFQ, Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, Associação Salvador, AVAL – Associação Voleibol do Alentejo e Algarve, Cercipeniche – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, Dançando com a Diferença, Focus, Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, VOARTE.

Ler Mais