Câmara de Lisboa é a primeira autarquia a integrar o programa de requalificação profissional PRO_MOV

A Câmara Municipal de Lisboa tornou-se parceiro PRO_MOV, programa de requalificação profissional cujo objectivo é melhorar as competências profissionais dos portugueses em áreas com maior escassez de talento no mercado de trabalho, especialmente fruto das transições digital e verde.

 

É a primeira autarquia a formalizar parceria com o PRO_MOV. Mais de 300 empresas foram convidadas a estar presentes na assinatura do protocolo de adesão que se realiza hoje, dia 11 de Abril, às 11h00, na sala do arquivo dos Paços do Concelho, na sede da Câmara Municipal de Lisboa.

Após a assinatura do memorando de entendimento em Outubro do ano passado, que formalizou a participação da Associação Business Roundtable Portugal e da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e da entrada da Associação Portuguesa de Centros Comerciais em Fevereiro deste ano, o crescimento do PRO_MOV faz-se agora pela adesão das câmaras municipais.

«A câmara de Lisboa vai ser um parceiro determinante para o sucesso do PRO_MOV, mas acima de tudo vai ser essencial em levar os empregos de futuro a um conjunto alargado de empresas e trabalhadores no maior município do País», afirma Domingos Lopes, presidente do IEFP e do Steering PRO_MOV, que incentiva outras câmaras municipais a aderirem ao programa.

«O pelouro da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, através da área Future of Work, tem créditos firmados no incremento e promoção da iniciativa empresarial e da criação de emprego, atracção e fixação de talento, bem como no apoio à capacitação e requalificação dos seus munícipes. É, por isso, com natural expectativa e empenho que Lisboa se junta ao PRO_MOV, já que assim dá mais um importante passo na sua afirmação como Capital global, sustentável, inteligente e inovadora», sublinha Diogo Moura, vereador responsável pela área da Economia e Inovação.

O PRO_MOV é a primeira iniciativa em Portugal do programa R4E – Reskilling 4 Employment, criada pelo ERT – European Roundtable for Industry, um fórum que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas entre as quais Sonae, Nestlé e SAP.

O programa concentra-se em sete sectores de actividade/laboratórios: Laboratório de Indústria (liderado pela Nestlé), Laboratório de Agricultura (liderado pela Sogrape), Laboratório Digital (liderado pela SAP), Laboratório Green Jobs (liderado pela EDP), Laboratório de Vendas (liderado pela Intelcia), Laboratório de Saúde (liderado pela CUF e Hovione) e Laboratório de Business Intelligence (liderado pela Worten).

Na assinatura do protocolo entre PRO_MOV e Câmara Municipal de Lisboa vão estar presentes Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação da CML, e Margarida Figueiredo, directora municipal Economia e Inovação da CML.

Ler Mais