Candidatou-se a um emprego e não foi seleccionado? Estas dicas vão ajudá-lo a tirar partido dessa experiência
Ao candidatar-se a emprego, sabe que a rejeição é sempre uma possibilidade, assim como o sucesso. Portanto, se receber um “não” como resposta, saiba tirar proveito dessa experiência usando-a como oportunidade para fazer melhor. O Ekonomista partilha dicas que o vão ajudar.
1. Peça feedback
Sozinho nunca entenderá todas as razões pelas quais foi rejeitado para uma vaga de emprego. É importante que peça o feedback do recrutador, ou à empresa, com a intenção de melhorar a sua prestação em futuras candidaturas.
2. Faça uma reflexão
Aceite a decisão e reflicta. O que acha que poderia ter feito de forma diferente? O que faltou? Não deu destaque a aspectos importantes? Devia ter tido outra atitude? E o que fez bem? Pense que há requisitos e/ou competências que talvez possa melhorar ou adquirir.
3. Seja realista
Mude o que é possível mudar. O facto de ter passado por uma rejeição de candidatura de emprego não significa que seja um profissional sem valor. Na realidade, há coisas que fogem ao seu controlo.
Se, por acaso, a empresa prefere alguém com uma vasta experiência em gestão de clientes, que não é o seu caso, ou outros requisitos que não encaixam com o seu perfil no momento, então não vale a pena fazer qualquer tipo de comparação ou sentir-se frustrado. Foque a sua atenção e energia no que pode realmente consegue mudar.
4. Pode não estar a procurar no sítio certo
A procura de ofertas de trabalho pode não estar ajustada ao seu perfil. Pode não estar a pesquisar nos sítios mais adequados à sua área profissional ou a usar palavras-chave pouco específicas e que não correspondem aos seus objectivos.
5. Seja resiliente
Para não desanimar, é importante ser capaz de ver cada rejeição ou fracasso como uma oportunidade para evoluir. Ser resiliente é a base do sucesso a longo prazo.
Em suma, uma rejeição de candidatura de emprego não é o fim do mundo, mas o início de um novo caminho, melhor do que o anterior. E lembre-se, desmotivar ou desistir não entram na ordem de trabalhos.