
Candidatou-se e um emprego e não obteve resposta? Passe a fazer estas cinco coisas
Quando não recebe respostas às suas candidaturas a dúvida impõe-se, será erros no seu currículo, o mercado de trabalho ou o excesso de procura às ofertas a que se candidatou? Neste contexto, o Público partilhou dicas para ajudar quem está à procura de emprego a ser bem-sucedido.
1. Incluir um resumo. Todos os perfis profissionais e currículos devem ter um resumo logo no início para destacar as competências mais valiosas e dar aos empregadores uma ideia da personalidade do candidato. Isto é ainda mais importante para os candidatos que podem não ter uma experiência relevante para o lugar ao qual estão a concorrer.
2. Usar palavras-chave. Perfis profissionais, especialmente os online, devem ter palavras-chave espalhadas ao longo da página para ajudar o candidato a ser escolhido pelo sistema informático que pode vir a rever inicialmente o seu currículo. Especialistas dizem que os candidatos devem pesquisar as qualidades e competências frequentemente requeridas na função pretendida e incluí-as, se as mesmas forem aplicáveis.
3. Destacar o desempenho. Os candidatos devem evitar confiar na descrição do trabalho para explicar experiências passadas. Em vez disso, devem destacar o desempenho o mais especificamente possível.
4. Estabelecer ligações online com profissionais. As redes profissionais dos candidatos podem, frequentemente, levá-lo até ao próximo trabalho. Os especialistas sublinham que estes devem contactar pessoas que conhecem dentro das indústrias que lhes interessam. Mas também devem apresentar-se a pessoas conhecidas de amigos, família e colegas, tal como outras com as quais não têm qualquer tipo de ligação.
5. Partilhar nas redes sociais. Para aumentar a probabilidade de ser contratado, o candidato deve partilhar nas redes sociais pessoais que está à procura de emprego.