Carteira Digital da Empresa com 4400 adesões na primeira semana

A Carteira Digital da Empresa teve cerca de 4400 adesões na primeira semana e mais de 15 mil documentos acedidos, segundo o ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.

 

«Neste momento temos cerca de 4400 empresas registadas na Carteira Digital e mais de 15 mil documentos acedidos», afirmou o governante, em declarações à Lusa.

Gonçalo Matias assegurou ainda que a aplicação está a funcionar «sem bugs [falhas] e oferecendo todas as funcionalidades», tendo tido «uma adesão muito grande por parte dos empresários».

O ministro garantiu também que até Março será a apresentada a segunda versão a Carteira com novos atributos, como «o registo criminal, a informação simplificada, o PME Líder e o certificado de matrícula».

A versão seguinte, “que estará pronta até metade do ano”, terá disponível a opção de criar uma empresa através da aplicação, assim como permitir «o acesso à contratação pública, o acesso a fundos europeus e a relação com a banca», isto é, «a abertura de contas bancárias e outro tipo de operações».

«Na versão 3.0, que nós contamos ter pronto até ao Verão, já será possível fazer isto tudo e libertar os empresários de uma série de burocracias e de procedimentos e de documentos para tudo isto», afirmou o governante.

Em termos de poupança, o ministro disse ainda que, no primeiro ano de atividade de uma empresa, tendo em conta a sua abertura, o empresário “pode poupar cerca de 700 horas” com recurso à Carteira Digital.

Sendo que, «em velocidade cruzeiro, uma empresa normal que já exista vai poupar, pelo menos, cerca de 300 horas», acrescentou.

A Carteira Digital da empresa foi apresentada no dia 26 de Janeiro, no Porto, e conta com quatro documentos disponíveis, o Cartão da Empresa, o Documento de Situação Contributiva da Segurança Social, o Documento de Situação Tributária da Autoridade Tributária e o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE).

A aplicação permite identificar a empresa, comprovar a sua situação legal, fiscal e contributiva.

Ler Mais