Case Study, UPPartner: A experiência de trabalho com foco no equilíbrio e no bem-estar

Num sector tão exigente como o da Comunicação, cuidar dos colaboradores é mais crucial do que nunca. Na agência UPPartner, flexibilidade é a palavra-chave: desde o bem-estar aos horários, sem esquecer o reconhecimento e o propósito.

 

Por Tânia Reis

 

A UPPartner já está no mercado nacional há 35 anos. Durante estas mais de três décadas, o portefólio de serviços foi sendo actualizado e hoje trabalham, por exemplo, “estratégias de comunicação integrada para saúde animal”, “shopper experience offline e online” e “influencer marketing”. Se o mundo da Comunicação e do Marketing evoluiu de forma significativa, no da Gestão de Pessoas assistiu-se a uma autêntica revolução. «No início, falar de Recursos Humanos era, essencialmente, falar de tarefas administrativas. Hoje, o foco está claramente no desenvolvimento dos colaboradores, na gestão do talento e, sobretudo, no alinhamento com a estratégia do negócio», afirma Teresa Sabino, directora de Recursos Humanos da agência.

Um dos marcos mais significativos desse percurso foi a digitalização dos processos. «Passámos por várias fases: de sistemas manuais e dispersos para ferramentas mais intuitivas, automatizadas e ágeis.» Além de «libertar tempo para o foco nas funções mais estratégicas, melhorou a comunicação interna na empresa», garante.

Outro momento marcante – e mais recente – foi o impacto do trabalho remoto. «O grande desafio foi manter viva a nossa cultura organizacional à distância. E conseguimos fazê-lo, porque já tínhamos implementadas, antes da pandemia, ferramentas colaborativas que facilitaram uma transição rápida e natural.» E realça que esse factor foi decisivo para preservar os valores e o sentimento de pertença da equipa composta por 55 colaboradores, mesmo estando fisicamente separada.

A forma de Teresa Sabino gerir pessoas também acompanhou a mudança dos tempos. «Percebi que liderar é, acima de tudo, saber ouvir, confiar e inspirar. Hoje, a empatia, a escuta activa e a valorização do talento individual são os pilares da minha abordagem.» E isso é também reflexo da estratégia de Recursos Humanos da UPPartner, que assenta, «antes de mais, nas pessoas. Acreditamos numa liderança humanizada, empática e próxima, que se traduz em políticas concretas de bem-estar, em flexibilidade e num modelo de trabalho híbrido ajustado às necessidades reais dos colaboradores», salienta.

A gestão do talento é outro dos eixos centrais. «Apostamos no desenvolvimento contínuo das nossas pessoas e no reforço das competências críticas que garantem a sustentabilidade e o crescimento da empresa.» As práticas de sustentabilidade e ética organizacional também são valorizadas, através do envolvimento em causas sociais com impacto real.

Entre os grandes desafios na área de Recursos Humanos, a directora identifica, de imediato, a atracção e retenção de talento. «O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, e é fundamental conseguirmos posicionar-nos como uma empresa onde as pessoas querem realmente estar, crescer e fazer a diferença.» Outro desafio relevante passa por acompanhar a evolução tecnológica, sem perder o lado humano das relações e da liderança. «A tecnologia deve ser uma aliada – e não um substituto – da proximidade, da escuta e do cuidado com as pessoas», defende.

Apesar de trazer inúmeras vantagens, Teresa Sabino considera que o modelo de trabalho híbrido coloca também desafios importantes na preservação da cultura organizacional. «É essencial manter os valores vivos no dia-a-dia, mesmo quando as equipas não estão fisicamente juntas.»

Destaca ainda a integração de diferentes gerações dentro da mesma organização, que exige sensibilidade e equilíbrio. «Cada geração traz consigo expectativas, linguagens e formas de trabalhar distintas, e cabe-nos a nós criar pontes que permitam a convivência produtiva e enriquecedora entre todas.»

 

Cuidar das pessoas: uma prioridade
Cuidar das pessoas é uma prioridade para a UPPartner, pois não têm dúvidas de que «colaboradores saudáveis e equilibrados são, naturalmente, mais felizes e produtivos». Por isso, procuram criar um ambiente que promova o bem-estar de forma consistente e adaptada às reais necessidades de cada pessoa.

«Adoptámos um modelo de trabalho híbrido que se revelou muito positivo, com apenas um dia presencial por semana.» Em alguns casos, como o de colaboradores que vivem no Porto, por exemplo, a presença física acontece quinzenalmente, acrescenta. Essa flexibilidade estende-se também aos horários, permitindo uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional.

Num sector tão exigente como o da Comunicação, «o respeito pelo tempo das pessoas é essencial», por isso, há uma atenção especial ao cumprimento do horário de trabalho e, quando necessário, ajusta-se a «estrutura – recorrendo, por exemplo, a freelancers – para garantir que não há sobrecarga ou necessidade de horas extra».

Além de seguro de saúde, 25 dias de férias e dias adicionais como o de aniversário, os colaboradores têm ainda a licença por luto de animal de estimação, «um benefício que espelha a sensibilidade para com as ligações emocionais dos colaboradores». A política de distribuição de resultados indexada à avaliação de desempenho constitui também «uma forma de reconhecer o mérito e o contributo de cada pessoa para o crescimento colectivo».

A parceria com um especialista na área da saúde mental permite o acesso a consultas de psicologia com comparticipação por parte da empresa. Igualmente, parcerias noutras áreas, como farmácias e clínicas, dão acesso a serviços com condições especiais.

Teresa Sabino garante que a UPPartner promove uma cultura de escuta activa e atenção às necessidades individuais, com total abertura para ajustar o que for necessário, e exemplifica: «completamos o vencimento em situações de baixa médica, assegurando estabilidade num momento mais delicado.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Junho (nº. 174) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais