CEO – PME – Prémios Human Resources 2025
Qual o presidente / CEO, atualmente a trabalhar numa PME, com quem mais gostaria de trabalhar?
Nota biográfica dos finalistas
Carolina Afonso
Filipa Munhoz de Oliveira
José Pina
Nelson Pires
Nelson Ferreira Pires, de 52 anos, casado e com 5 filhos, tem 32 anos de experiência na Indústria Farmacêutica. É administrador e diretor geral da Jaba Recordati Portugal e Grécia. No passado recente acumulava com a administração da Recordati UK, Recordati Ireland e Recordati Palops.
Licenciado em direito pela UM, com pós-graduação em marketing pelo IPAM, tem especialização em gestão farmacêutica pela Univ. Católica e eMBA em gestão pela UAL.
É também Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marquês de Pombal desde 2022, membro da Direção da Apifarma desde 2013, ex-presidente da Markinfar e ex-coordenador da Pós Graduação em Dir. Comercial da Universidade Europeia.
Autor do livro “P.O.L.C.I. – o abecedário da liderança”, é também co-autor de mais 4 livros publicados.
Participa regularmente em conferências como speaker (mais de 300) e artigos sobre liderança e gestão (mais de 500).
A sua visão da liderança é a que “as pessoas são o fator diferenciador de qualquer organização, pelo que qualquer líder tem de se rodear de pessoas melhores do que ele nas suas áreas” e na vida empresarial “que o 2º é o 1º dos últimos” (Ayrton Senna).
Pedro Lancastre
Pedro Lancastre é, desde há um ano, CEO da Dils Portugal, liderando a expansão e consolidação da marca no mercado imobiliário nacional. Com uma carreira sólida e reconhecida no setor, Pedro traz consigo uma vasta experiência adquirida ao longo de quase três décadas em empresas de referência em Portugal e no estrangeiro. Foi Managing Director da JLL Portugal desde 2011, onde desempenhou um papel central na afirmação da consultora como líder. A sua carreira começa na banca em 1995, no BCP e BPI, entrando para o setor em 2001, primeiro na CBRE, e depois na Sonae Sierra. Pai de seis filhos, Pedro encontra na família a sua maior fonte de inspiração. Cresceu com o exemplo do pai e dos irmãos, que sempre o incentivaram a arriscar, uma filosofia que hoje transmite aos filhos e à sua equipa. Acredita que liderar é, acima de tudo, inspirar e confiar, e orgulha-se do talento que o rodeia, que considera ser o “íman de talento”. É ainda vice-presidente do Sporting Clube de Portugal desde 2018.
Ricardo Costa
Ricardo Costa é empresário, orador internacional e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”. Chairman do Grupo Bernardo da Costa e Presidente do Conselho de Administração do Kuantokusta, exerce funções de liderança em várias empresas e atua como Board Advisor em diferentes setores. Com um MBA Internacional pela Católica Porto Business School e uma Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, é também professor convidado em escolas de negócios e um dos principais defensores da importância da felicidade no ambiente de trabalho. Além da sua atuação empresarial, é cronista nos jornais *Expresso* e *Record*, Cônsul Honorário do Kosovo e Presidente do Conselho Geral da AEMinho. A sua experiência e visão estratégica fazem dele uma referência no mundo da liderança, inovação e felicidade corporativa.
Ricardo Parreira
Ricardo Parreira tem mais de 35 anos de experiência executiva em gestão, e foi o CEO e Founder da PHC Software, uma das principais referências portuguesas em software de gestão empresarial. Reconhecido pelo seu estilo descomplicado de gestão, sendo o autor da frase “a felicidade é lucrativa”. Autor do livro Gestão Descontraída, mas Profissional, partilha a sua experiência na criação de uma cultura empresarial que alinha o alto desempenho com o bem-estar. Na categoria de tecnologia, está no TOP dos CEOs portugueses nas redes sociais.
Para além da sua experiência prática, é também professor universitário, tendo leccionado na NOVA SBE e atualmente na Pós-Graduação em Inteligência Artificial na Gestão, do ISCTE. E fundador do podcast “Cool but Pro”, onde debate desafios de gestão e tecnologia. Defensor das metodologias ágeis e de OKR, Ricardo é também defensor de uma inteligência artificial ética e com impacto positivo no dia a dia, destacando-se pela sua visão equilibrada entre inovação e responsabilidade social.
Rui Bairrada
Chairman do Grupo Doutor Finanças, Rui Pedro Bairrada começou a sua vida profissional em 1995 como estafeta no Deutsche Bank, contando, desde então, com experiência nas mais variadas funções. Em 2014, fundou o Doutor Finanças, com o objetivo de ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras para as suas vidas.
É um líder de afetos que gosta de mobilizar pessoas em torno de um propósito e acredita que o bem-estar implica três pilares: corpo, mente e carteira.
Em 2023 contou a sua história de vida no livro “De Estafeta a CEO: as decisões que constroem uma liderança”.
Em 2025, assumiu o papel de Chairman do Grupo Doutor Finanças, altura em que decidiu avançar para um modelo de gestão assente na co-liderança na organização.
Vanda Jesus
Há um traço comum que atravessa os 20 anos de carreira da Vanda de Jesus: a paixão pela tecnologia, aliada a um sentido pessoal de missão e a vontade de liderar um movimento com impacto na literacia e na transformação digital em Portugal.
Formou-se em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE, com uma pós-graduação em E-Business no ISEG. Integrou durante sete anos a equipa da Microsoft Portugal como CMO e criou a iniciativa Building the Future.
Foi Diretora Executiva da Portugal Digital e Diretora da UMIC, estruturas de missão governamentais focadas na transformação digital do país, e dirigiu a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.
Até final de 2024, foi Managing Director da fintech iCapital em Portugal, com 250 pessoas em Lisboa, onde é agora Administradora não executiva.
Em janeiro deste ano, anunciou um novo desafio como co-CEO do Doutor Finanças, onde lidera todas as áreas corporativas, de suporte e desenvolvimento do negócio.