CEOs crêem no potencial da sustentabilidade

EDP no top da sustentabilidade mundial78% dos CEOs encaram a sustentabilidade como um potenciador do crescimento e da inovação, revela um estudo da Accenture e do United Nations Global Compact.

O estudo avança também que 79% dos CEOs acreditam que a sustentabilidade irá proporcionar vantagens competitivas no seu negócio. Contudo, segundo o documento, mais de dois terços dos CEOs acreditam que as organizações não estão a fazer o suficiente para responder aos desafios globais de sustentabilidade.

93% dos inquiridos referiram que as questões ambientais, sociais e de governance são importantes para o futuro dos seus negócios – a mesma proporção verificada no estudo em 2010. Mas a proporção de quem considera a sustentabilidade como muito importante caiu de 54% para 45%, sendo que na Europa este valor corresponde a 34%.

Já 84% acreditam que o negócio deve ser o elemento preponderante na resposta aos desafios de sustentabilidade, no entanto ainda identificam alguns obstáculos, como a falta de recursos financeiros, a incapacidade de estabelecer uma relação entre sustentabilidade e valor para o negócio e a percepção de que os consumidores vão sempre considerar a sustentabilidade como um factor secundário face ao preço, à qualidade e à disponibilidade

«Apesar de os executivos estarem comprometidos com a inclusão da sustentabilidade nas suas organizações, a grande maioria reclama, neste momento, a realização de acções que incentivem e compensem as empresas líderes em sustentabilidade e desbloqueiem o potencial que existe no sector privado», lê-se no estudo.

Para o estudo global trienal intitulado “The UN Global Compact-Accenture CEO Study on Sustainability 2013: Architects of a Better World”, a Accenture e o UN Global Compact inquiriram 1000 CEOs e conduziram entrevistas mais detalhadas junto de 75 CEOs, a par de uma análise profunda das organizações que conseguem combinar com sucesso a liderança em sustentabilidade com um alto desempenho no mercado onde operam.

Ler Mais