Certificação técnica em TI? Estudo diz que é o segundo critério mais importante na avaliação de potenciais candidatos

De acordo com E-Book “Certificação em TI: Sim ou Não? A Realidade Portuguesa” da Rumos, 92% dos inquiridos neste estudo recomendam a certificação técnica para quem quer iniciar ou progredir numa carreira TI.

 

O estudo mostra que 89% dos inquiridos demonstra vontade de melhorar o seu currículo como uma das principais razões para a certificação.

A maioria dos portugueses certificados em TI mantém a confiança neste formato de aprendizagem para o desenvolvimento da sua carreira. Prova dessa confiança, é o facto de cerca 80% ter a intenção de renovar a sua certificação ou obter uma nova.

O inquérito realizado pela Rumos apura que, nos próximos três anos, as empresas portuguesas vão necessitar de perfis técnicos para cargos relacionados sobretudo com desenvolvimento de software ou aplicações, gestão de projectos, cibersegurança e dados. 

Segundo as respostas ao estudo Rumos, os recrutadores portugueses consideram a certificação técnica como o segundo critério mais importante na avaliação de potenciais candidatos, apenas ultrapassado pela experiência profissional. As causas para seguirem este critério prende-se com o facto de as certificações permitirem às organizações pouparem tempo e recursos na avaliação de candidaturas, assim como uma garantia standard dos conhecimentos necessários.

Ler Mais