Cinco acções que tem (mesmo) de promover para criar uma cultura de aprendizagem de sucesso na sua empresa

As mais recentes movimentações no mercado de trabalho têm sido principalmente fomentadas pelo talento jovem e mostram que os colaboradores têm novas necessidades e que o salário já não é o único factor de retenção. A GoodHabitz, empresa de e-learning corporativo, deixa algumas estratégias para que as empresas possam implementar uma cultura de aprendizagem eficaz, permitindo-lhes ganhar vantagem no mercado.
Entre as prioridades demonstradas, encontra-se o desenvolvimento pessoal e profissional, que pode ser conseguido através da formação e desenvolvimento pessoal dos profissionais – ferramentas quer de atracção, retenção de talento como de crescimento e inovação da organização.
1. Ter a liderança como exemplo em todo o processo
Os líderes assumem um papel de elevada importância a diversos níveis nas empresas, nomeadamente aquando do momento de construção de uma cultura de aprendizagem de sucesso na sua estrutura. Para o fazerem, estes devem dar o exemplo e mostrar compromisso e entusiasmo no processo de formação que estão a aplicar e nos resultados obtidos, sendo que este comportamento irá motivar e inspirar os restantes colaboradores a iniciarem os seus programas de desenvolvimento pessoal.
2. Estimular a colaboração e partilha de conhecimento
O ambiente das empresas é bastante importante no processo de implementação de novas estratégias. No caso da formação, promover um clima de valorização e colaboração entre os profissionais, assim como de partilha de conhecimentos e experiências retidas, pode beneficiar a adesão dos mesmos à aprendizagem.
Este ambiente pode ser estimulado através de acções simples, como a dinamização de brainstormings onde cada um terá espaço para partilhar ideias criativas no que respeita à formação, com a implementação de plataformas de colaboração ou até com reuniões de partilha de conhecimentos.

 

3. Fornecer recursos e oportunidades de formação
Novamente, o exemplo está no centro da acção: torna-se difícil promover uma cultura de aprendizagem caso a própria empresa não disponibilize recursos ou oportunidades de formação. Será, portanto, essencial que as organizações promovam workshops, disponibilizem plataformas de formação online, ou programas de mentoria e desenvolvimento para incentivar os colaboradores a estarem, de facto, envolvidos no seu processo de desenvolvimento.
Por sua vez, caso não seja possível disponibilizar estes recursos, numa fase inicial, as empresas poderão incentivar os profissionais a participar em conferências ou eventos relacionados com as suas áreas de interesse, como forma de dar «o primeiro passo» no sentido do desenvolvimento.  

 

4. Reconhecer e recompensar
Todas as pessoas gostam de ser valorizadas e recompensadas pelos seus feitos. Então, reconhecer e valorizar esforços e conquistas dos colaboradores durante o processo de aprendizagem, quer através de distinções ou oportunidades de evolução de carreira, fomentará a adesão dos profissionais à formação.

 

5. Avaliar e adaptar
A par de uma cultura de aprendizagem deve também ser promovida uma cultura de feedback regular, de modo que seja possível avaliar frequentemente o progresso efectivo da cultura organizacional e dos próprios profissionais. Deverá haver espaço, sempre que necessário, ao longo deste processo, para adaptar e ajustar acções ou opções, de modo que se possa melhorar continuamente e fazer evoluir a formação na organização.