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Cinco estratégias para atrair e gerir talento (quase sem custos)
A Era digital e a pandemia COVID-19 trouxeram novos desafios às empresas, que vêm ditar o futuro do trabalho, ao acentuarem a escassez de talento em diversas áreas, mas também colocando o trabalhador num papel cada vez mais central.
Atrair e comprometer o talento que necessitam, e ter um modelo de liderança que o desenvolve e impulsiona, tem um impacto diferenciador na trajetória das empresas. Nesse sentido, é cada vez mais importante a construção de novas estratégias de talento, que tornem as organizações mais competitivas no mercado de trabalho e fomentem o bem-estar e o compromisso dos seus colaboradores.
Para ajudar as empresas a cumprirem estes objectivos, o ManpowerGroup identificou cinco tendências que as organizações devem integrar nas suas estratégias e modelos de actuação, por forma a atrair e fidelizar o talento que necessitam para inovar, crescer e assegurar a sua sustentabilidade.
1. Ser um íman de talento
Segundo dados do último estudo Talent Shortage, em Portugal, 57% dos empregadores afirmam ter dificuldade em encontrar o talento certo para as suas organizações. Neste mercado altamente competitivo apenas as organizações mais atrativas serão capazes de captar o interesse dos melhores profissionais e fidelizá-los. A definição de uma correcta proposta de valor do empregador ganha, por isso, cada vez mais importância, devendo ser relevante e alinhada com as preferências dos candidatos. A empresa deve transmitir de forma consistente e clara a sua missão, visão e valores, comunicando de forma honesta e transparente através dos canais relevantes para os seus candidatos.