Cinco tipos de colaboradores difíceis de gerir

O stress pode ser produtivoMuitos chefes não conseguem lidar com os trabalhadores que se enquadram nestas categorias – mas há formas de conseguir puxar pelo melhor deles.

A revista Inc. identifica cinco tipos de colaboradores que tiram os chefes do sério e cinco formas de conseguir lidar com eles.

O que não respeita o tempo alheio. Este colaborador chega tarde a reuniões e outros compromissos, vai-se embora mais cedo do que os colegas e é totalmente alheio ao facto de, muitas vezes, outras pessoas terem de esperar por ele – apesar de, à parte estas características, ser um excelente profissional. Como lidar? O artigo pede-lhe que identifique a fonte deste comportamento: se for alguém que simplesmente não tem noção do tempo e que o faça por total inconsciência, ajude-o a conseguir cumprir horários. Se for por simples má-educação, não espere: prossiga com a agenda do dia sem olhar para trás.

O que se queixa muito. Este trabalhador só se sabe queixar das condições de trabalho, dos colegas, do salário – e muitas vezes sem razão, pondo em causa o espírito de equipa. Como lidar? Explique-lhe que a atitude de queixume é contra-produtiva e que não ajuda ninguém no escritório, respondendo às críticas com justificações racionais fundadas em factos.

O preguiçoso. O que não consegue apresentar trabalho consistente a tempo e horas. Como lidar? Puxe por ele, em primeiro lugar. Pense em dar-lhe um prazo de 60 dias com objectivos específicos – e realistas – a cumprir. Se não conseguir atingir os objectivos, pense em substituir este colaborador por outro.

O génio sem competências sociais. É uma pessoa que trabalha bem e que produz com qualidade, mas que não é propriamente brilhante no contacto com outras pessoas – o que pode trazer problemas sérios para a empresa se os despropósitos forem constantes e violentos. Como lidar? Ponha-o a trabalhar a partir de casa.

O que precisa de reconhecimento constante. Não é possível recompensar um colaborador constantemente com elogios, que é o que este tipo de colega necessita para não se ir abaixo. Como lidar? Explique-lhe que os elogios só chegam com trabalho árduo e muito bons resultados e que no dia-a-dia a palmada nas costas pode tardar em chegar.

Ler Mais