
Coca-Cola em Portugal tem nova directora-geral
A Coca-Cola tem uma nova directora-geral em Portugal, Ana Claudia Ruiz, responsável pela actividade da empresa no país.
A responsável é licenciada em Economia pela Universidade Iberoamericana do México e tem um MBA pela “London Business School”. Iniciou a sua experiência profissional no México, de onde é natural, na área da banca e finanças.
Entre 2004 e 2018 integrou a multinacional Diageo, primeiro em Espanha e depois em Londres, como Global Business Support manager. Em 2011 passou a liderar o departamento de Business Development na América Latina e, em 2013, assumiu as funções de Country director da Diageo Portugal. Desde 2016 assumiu cargos como Continental Europe Transformation director e Global Commercial Planning director, com responsabilidades a nível europeu e mundial.
Entre 2013 e 2016 foi também presidente da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE). Ao longo dos últimos três anos integrou a Professional Women’s Network, uma organização com a missão de promover o desenvolvimento profissional feminino, onde tem trabalhado com jovens mulheres em programas de mentoring.
A contratação de Ana Claudia Ruiz pela Coca-Cola está integrada na renovação da equipa para o mercado Português que tem vindo a ser feita ao longo dos últimos meses, com a integração de João Clemente como responsável de Marketing para Portugal.
João Clemente regressa à empresa onde iniciou o seu percurso profissional em 2011 como Trainee, tendo depois passado pela Gallo Worldwide onde assumiu funções de Innovation manager, Global Brand Development manager e Business Development manager para os mercados asiáticos. Após ter integrado durante dois anos a Jerónimo Martins Distribuição como senior Brand’s partner, finalmente assume a função de senior Brand manager na Coca-Cola Portugal.