Colaboradores querem receber feedback regular e pessoal

Avaliar o trabalho dos colaboradores é essencial para aumentar a produtividade das equipas, mas, segundo um estudo da Eagle Hill Consulting, os líderes empresariais têm desvalorizado essa prática.

De acordo com a pesquisa feita nos Estados Unidos, 87% dos profissionais acreditam que o feedback é importante para o desenvolvimento da carreira e 85% afirmam mesmo que se sentem valorizados quando alguém “perde tempo” para o fazer. No entanto, apenas 44% dos 1 700 colaboradores entrevistados recebem pareceres regulares do seu trabalho, com 40% a relatarem que a organização para a qual trabalham não tem uma cultura desenvolvida neste sentido.

«Proporcionar aos colaboradores, em tempo real, informações práticas e construtivas pode ser uma das maneiras mais eficazes para melhorar o desempenho global de uma organização», considera Melissa Jezior, CEO da Eagle Hill Consulting, que considera negativo esperar pela revisão anual de desempenho para ter conversas sobre os pontos fortes e áreas a melhorar nas empresas.

Quase 60% dos entrevistados afirmam que o ideal seria receber um feedback diário ou semanal – quando se trata de pessoas com idade inferior a 30 anos, essa percentagem aumenta para os 72%. Este estudo, que abordou profissionais de diversas indústrias e gerações, conclui ainda que 78% dos colaboradores preferem receber esse parecer pessoalmente, em detrimento de por telefone ou via e-mail.