Com tudo a aumentar, quer cozinhar refeições (saudáveis) por um euro? Este “chef” ensina

Não é chef nem tem estrelas Michelin, mas o blogger Rui Marques quer ensinar as famílias a garantir uma alimentação para quatro por menos de 150 euros por mês e deixa dicas úteis, avança o Expresso.

 

Com o nascimento do primeiro filho, em 2016, Rui Marques criou um blogue com receitas saudáveis de alimentação para bebés, simples e rápidas, avança o Expresso. Com o crescimento do filho, passou das sopas e papas para as melhores receitas para levar na lancheira e outros truques destinados a facilitar a vida das famílias.

O blogue “A Pitada do Pai” foi crescendo e o autor decidiu deixar o emprego para se dedicar exclusivamente ao projecto, actualmente seguido por mais de 250 mil pessoas. Durante a pandemia, partilhou receitas fáceis de pôr em prática com alimentos básicos a ter na despensa.

Desde a subida da inflação e dos preços, dedicou-se à missão de mostrar que é possível alimentar quatro pessoas, de forma equilibrada e nutritiva, por menos de 150 euros por mês. Recentemente partilhou no YouTube e nas redes sociais um vídeo com receitas por menos de 1 euro por pessoa que obteve mais de 15 mil visualizações.

Entre as dicas para poupar, destaca estar sempre atento às promoções e comparar o custo dos alimentos a partir do preço por quilo ou por litro. Porém, acrescenta que é importante deixar de parte hábitos antigos (e caros), como comprar comida feita ou mandar vir.

Não ter medo de experimentar certos cortes de carne ou peixes mais baratos que até aqui não entravam tanto nas ementas feitas em casa é outra dica a seguir. «Em vez do salmão ou da pescada, por exemplo, pode-se optar por comprar corvina ou redfish, que ficam mais em conta. E em vez de comprar um quilo de bifanas, pode-se escolher pá de porco para assar que depois pode ser desfiada e usada em diferentes receitas, rendendo mais de 20 refeições por um custo total de 16 ou 17 euros», esclarece ao jornal.

Saber o que há na despensa, no frigorífico e no congelador e fazer um menu semanal, com as refeições já pensadas em função do reaproveitamento, são outros truques fundamentais, bem como ir ao supermercado – nunca de estômago vazio – com uma lista de compras, definida em função do menu da semana, e não trazer mais do que o que lá está.

Ler Mais