Como atrair talento internacional? Bons processos de relocation são essenciais

Perante a escassez de talento, há muitas empresas a “virar-se” para o exterior. E apesar do esbatimento das fronteiras do mercado de trabalho, continua a haver muitos profissionais dispostos a mudar de país. Para este objectivo, os pacotes de relocation podem ser fundamentais. Hanna Asmussen, CEO e co-fundadora da Localyze, partilha na Forbes quatro aspectos que não deve descurar.

Os últimos anos apresentaram uma série de desafios ao recrutamento: juntem uma pandemia à escassez de competências tecnológicas, ao Brexit, e ao burnout excessivo que levou ao fenómero “the great resignation” nos EUA e todas as empresas ficam com lacunas de talento por preencher. Recrutar globalmente pode ser a solução, mas tenha em mente estes factores:

1. O que é um pacote de relocation?
Mudar de casa é consistentemente classificado como um dos eventos mais stressantes da vida e permanece no topo da lista, ao lado do início de um novo emprego. Se a sua organização oferecer um pacote de relocation, vai atenuar dois grandes inconvenientes e estabelece uma base firme para manter os seus candidatos mais talentosos.

Um pacote de relocation é um benefício que as empresas utilizam para ajudar os seus colaboradores a mudarem-se de um local para outro, seja a nível nacional ou internacional. Ao relocalizar um colaborador dentro do país, as regalias incluem normalmente a ajuda com despesas de mudança, e eventuais viagens, e assegurar alojamento temporário, quando necessário. Para deslocalizações internacionais, a lista de necessidades de apoio é normalmente muito mais longa e inclui assistência em termos de vistos e documentação, apoio às famílias, aulas de línguas e ajuda na integração cultural. Este apoio é fundamental para permitir uma transição suave, principalmente aos expatriados. Sem os factores de stress externo e encargos associados à mudança de cidade, país ou até continente, o desempenho do colaborador será certamente melhor.

 

2. Que pacotes de relocation são melhores para os colaboradores?
Há muitas formas de uma organização estruturar pacotes de relocation e cada empresa fá-lo-á de forma diferente. A principal diferença é como os benefícios são recebidos, seja com planos de montante fixo, em que um colaborador recebe um pagamento em dinheiro para usar à sua vontade, reembolsos, ou com esquemas mais abrangentes em que se controla a forma como esse dinheiro é gasto. Ao recrutar globalmente, este último é preferido. Para proporcionar a melhor experiência possível de relocation de talentos, pode seguir-se:

Modelo “Core-Flex”: Os colaboradores recebem benefícios principais nos seus pacotes de relocation com um conjunto de benefícios opcionais. Isto assegura que o pacote é personalizado consoante necessidades dos candidatos e ajuda-os a sentirem-se valorizados e envolvidos no processo.

Por níveis: É semelhante a um modelo core-flex na medida em que nem todos os benefícios se aplicam a todos, mas há mais estrutura, o que ajuda a controlar melhor os custos. Normalmente, os pacotes de alto e baixo nível são criados segundo a posição do colaborador, desde o nível de entrada até aos executivos de topo.

 

3. Que perguntas deve fazer ao conceber um pacote de relocation?
Para proporcionar a melhor experiência possível ao colaborador expatriado, deve fazer-se várias perguntas, tais como:

Com que frequência tenciona deslocar colaboradores internacionalmente?
A resposta a esta pergunta determinará o tipo de modelo que irá utilizar. Por exemplo, se contrata internacionalmente com pouca frequência, então o modelo core-flex é o mais adequado, uma vez que pode personalizar os benefícios de acordo com o seu colaborador. Contudo, se a sua empresa está a escalar e a contratar em todos os níveis de categoria, uma abordagem mais uniformizada, como o modelo escalonado, é provavelmente uma melhor escolha.

Que benefícios devem ser incluídos?
No mínimo, as empresas devem oferecer assistência nos vistos e apoios (se necessário), e na documentação e reuniões de imigração. Para tornar a sua oferta ainda mais atractiva, considere: apoio financeiro (custos de mudança, transporte); apoio habitacional; apoio às famílias; e aulas de línguas e integração cultural. Quanto mais abrangente for o pacote, mais atractivo será para os melhores talentos globais.

O que é que a concorrência oferece?
Faça alguma pesquisa de mercado e descubra qual é o padrão do sector. Isto irá garantir que a sua oferta permanece competitiva.

Como é que os benefícios serão assegurados?
Enquanto muitas empresas optam por ajudar na relocalização interna através dos seus departamentos de Recursos Humanos, quando se relocalizam internacionalmente, provavelmente é melhor trabalhar com um parceiro de relocation experiente, com conhecimentos profundos sobre a cultura e os requisitos do país de destino.

 

4. Como assegurar o sucesso a longo prazo da relocation como benefício?
A concepção e implementação de um pacote de relocation não é um caso isolado. Um colaborador sente os efeitos da relocalização muito depois de se ter instalado no seu novo emprego. É por isso que é imperativo que peça feedback a cada candidato que ajuda a relocalizar, para perceber o que correu bem e onde há espaço para melhorias: avalie e faça perguntas sobre a forma como o tempo de contratação melhorou, a eficiência de custos, a rotatividade dos colaboradores e, se possível, teste diferentes pacotes para ver se alguns são mais bem-sucedidos do que outros.

Embora a concepção e implementação de pacotes de relocation possa parecer um custo significativo à primeira vista, são um investimento que vale a pena quando se trata de permanecer competitivo num mercado de recrutamento global e atrair os candidatos mais talentosos, estabelecer boa vontade e mostrar o nível de cuidado e consideração que a sua empresa tem pelos seus profissionais. Em troca, deverá ter um colaborador leal e mais empenhado no sucesso a longo prazo da empresa.

 

Por: Hanna Asmussen, CEO e co-fundadora da Localyze, na Forbes

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