Como desenvolver soft skills (mesmo quando se trabalha remotamente)

Na era da IA, competências interpessoais como empatia e criatividade são mais importantes do que nunca. Mas podem ser um desafio acrescido quando se trabalha em casa. Como desenvolvê-las ao interagir com colegas via Teams ou Zoom o dia todo? A Harvard Business Review deixa umas dicas.

 

Primeiro, estabeleça valores e normas partilhados em conversas individuais. Comece por perguntar aos seus colegas sobre as suas preferências de trabalho, como por exemplo quando e como gostam de comunicar. Seguidamente, questione-os sobre o que os motiva e apaixona.

Depois, faça com que os colegas se sintam vistos e ouvidos. Use o tempo “morto” nas reuniões para demonstrar curiosidade e praticar as suas competências de escuta. Não tenha medo de se desviar dos pontos de agenda de vez em quando para conversar sobre a vida fora do trabalho.

Uma vez que não está a receber a mesma formação instantânea que advém naturalmente das interacções pessoais, precisa de obter, proactivamente, feedback da equipa e da chefia. Isso pode assumir a forma de conversas agendadas ou pedido de impressões após as reuniões.

Finalmente, procure algum tempo “em pessoa”. Mesmo que esteja em modo remoto, encontrar maneiras de ver os seus colegas pessoalmente de vez em quando é um investimento no seu desenvolvimento profissional.

Ler Mais