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Como deve um líder agir perante uma situação de crise?
O papel de um líder numa organização é fundamental para o envolvimento da equipa nos projectos e na evolução da empresa. Saber exercer a liderança faz toda a diferença na execução e na condução das actividades. O líder é o principal formador de opinião nas equipas e personifica a empresa perante elas. A empresa é percebida pelo colaborador através das atitudes da liderança.
O líder é quem “dá o tom” à organização: o que ele diz e a forma como o faz constitui é o principal factor de influência para a o comportamento de toda a empresa. O bom líder lidera pelo exemplo.
Por causa da pandemia muitos líderes estão a ser desafiados perante uma situação inesperada. É preciso clareza sobre as prioridades, certeza sobre as acções e resistência para as tomadas de decisões.
Diante de uma crise, um líder precisa de estar disposto a olhar mais longe. A visão de futuro é essencial diante da nova economia. Não há um manual nem um roteiro de como agir no meio de uma pandemia. Mas, alguns factores são importantes nesse momento:
- Muita informação verdadeira sem sensacionalismo;
- Ser flexível e adaptar-se à nova realidade (como o home office);
- Preservar o lado humano e priorizar a segurança;
- Fomentar a motivação da equipa;
- Intensificar a comunicação e criar novas conexões;
- Manter a calma mas entender que o novo ‘normal’ se impõe sem avisar.
Lideranças que se fazem valer e obtém resultados pelo exercício do medo, da autoridade ou apenas devido à sua posição hierárquica, terão sérios problemas em viabilizar a continuidade da empresa.
É preciso entender a diferença entre motivação e envolvimento. Motivação é promovida por factores internos, pessoais e intransferíveis. Cada pessoa caracteriza-se por um perfil motivacional próprio. Já o envolvimento é guiado pela motivação interna, pela paixão, pelo entusiasmo, pelo senso de realização e por outros factores externos que ajustam a satisfação das pessoas, perante os desafios concretos.
Os líderes precisam de ser e de agir como agentes de inovação. A postura do líder, em qualquer altura, deve ser de:
- Empatia;
- Organização;
- Equilíbrio;
- Transparência;
- Ponderação antes da ação.
Importa implementar uma estratégia de comunicação interna que priorize a partilha de informação e que dissemine conteúdos relevantes e coerentes com a cultura organizacional da empresa.