Como dominar a linguagem não-verbal nas lideranças? Especialista partilha dicas valiosas

Competências não-verbais, como linguagem corporal, podem ser um recurso poderoso quando o objectivo é construir lealdade, maximizar a retenção e criar uma equipa capacitada para dar contributos valiosos. Uma especialista partilha com a Fast Company as melhores dicas para lá chegar.

 

As palavras que um líder profere são, na verdade, uma pequena parte da história. Constituem somente cerca de 20% das informações que as pessoas obtêm do líder, e algumas pesquisas mostram que representam apenas 7%. O resto é uma combinação de factores – alguns dos mais importantes são a linguagem corporal, o tom, a autenticidade e as acções.

Linda Clemons, especialista certificada em linguagem corporal, CEO da Sisterpreneur e autora do e-book “Back in Touch: Using the Power of Body Language to Connect Through COVID”, mostra como a linguagem corporal pode melhorar o desempenho das lideranças em apresentações públicas ou internas, melhorando a impressão que causam nos outros, e contribuir para o engagement dos colaboradores.

Segundo Linda Clemons, a chave para dominar a linguagem silenciosa de um líder combina fortes competências de comunicação não-verbal com a capacidade de se comunicar com o seu ser como um todo. E apelida-o de método TAP: “Truthful, Authentic, and Present” (verdadeiro, autêntico e presente). Estas competências e linguagem corporal eficaz são skills que se podem aprender.

Eis algumas dicas para dominar a linguagem silenciosa dos líderes:

Controle os movimentos

Menos é mais. Demasiado movimento pode dar a impressão de que está nervoso ou ansioso. Opte por movimentos que acalmam, como tocar no cabelo, esfregar os braços ou pernas, arrastar os pés ou andar de um lado para o outro e pratique até conseguir minimizá-los. Dessa forma, transmitirá a sua mensagem com mais convicção, e poderá agir com intenção e conectar-se com o que pretende comunicar.

Remova barreiras

Não coloque barreiras entre si e as pessoas que deseja alcançar. No escritório, se estiver a liderar uma reunião, certifique-se de que todos conseguem vê-lo. Fique de pé se for preciso. Durante uma apresentação, experimente sair de trás da mesa ou do púlpito, aproxime-se (mas não muito) do seu público, isso ajudará a falar com o coração e não sentir necessidade de se esconder atrás de nada.

Tenha atenção à sua postura

Fique de pé com os ombros e a cabeça erguidos e o tronco aberto para mostrar o seu núcleo de poder. A especialista refere-se a isto como a “postura de empoderamento”, porque de acordo com a ciência, estimula o cérebro a liberta neurotransmissores que aumentam a confiança.

Pratique o seu tom

Fale num registo mais baixo e a um ritmo natural, que apresente algum ar de autoridade. Grave o áudio de uma reunião ou apresentação e ouça a qualidade da sua voz, não as palavras. Se perceber que está a falar alto que parece autoritário, ou se a voz estiver muito baixa para captar a atenção, ou se o seu tom está mais agudo, reinicie e ajuste.

Mostre a sua paixão

As pessoas respondem positivamente quando a linguagem corporal transmite ligação com o discurso. Se for necessário recorra a anotações, mas o mais importante é ensaiar, pois faz com que reflicta e pondere bem os pontos de discussão e se concentre neles e não nos nervos.

Equilibre poder e empatia

A comunicação é uma via de dois sentidos. Encontre o equilíbrio entre projectar qualidades de liderança, como clareza e força, e usar a empatia para saber o que os outros estão a sentir, para poder responder com eficácia. Empatia, intuição e inteligência emocional são ingredientes essenciais na combinação da comunicação não-verbal para ser um líder que as pessoas respeitam e admiram. Assim, preste atenção às pessoas para entender melhor de onde vêm, isso irá capacitá-lo a ser um líder mais forte.

Não esqueça o contexto

Avaliar o contexto, por exemplo, numa reunião de equipa importante é uma parte essencial para interpretar com precisão o contexto. Observe o tom e o volume dos outros, o espaço e os objectos. Se todos estiverem à volta da mesa, excepto uma pessoa sentada sozinha, verifique se está tudo bem com essa pessoa.

Dica-extra

A comunicação não verbal inclui as suas acções. Se quer orientar, apoiar e defender os seus colaboradores, é melhor “liderar nos bastidores”. Procure oportunidades onde possa recuar e deixar a sua equipa avançar. Ao dar-lhes mais oportunidades de crescimento, conseguirá conquistar a lealdade que procura e transmitirá que está lá para apoiá-los se precisarem. Tenha consciência do que os seus movimentos físicos transmitem à equipa quando intervém.

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