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Como encontrar uma boa ideia de negócio
Encontrar uma boa ideia de negócio não é fácil. Mas por vezes é uma questão de saber procurar. E a solução pode ser mais simples do que parece: racionalize a procura. Revelamos alguns caminhos e métodos para facilitar a identificação de boas ideias de negócio, e como validá-las.
– Procure uma área de negócio à qual o mercado não esteja a dar resposta
O ponto de partida para qualquer negócio de sucesso é, na maioria das vezes, encontrar uma lacuna no mercado, ou seja, uma área cuja procura não está a ser satisfeita de forma adequada.
Para encontrar uma boa oportunidade de negócio, é preciso identificar o que as pessoas precisam e procuram e simplesmente não encontram. Ou, quando encontram, não é um produto ou serviço que as satisfaça totalmente.
– Discuta a sua ideia com outras pessoas
Alguns empreendedores acreditam que devem guardar suas ideias para si, muitos com medo que a mesma seja copiada por alguém. O caminho é justamente o contrário. Deve procurar conversar com as pessoas certas e ouvir suas opiniões. Além de poder validar a sua ideia de negócio, pode gerar sugestões de aperfeiçoamento. Claro que é importante escolher as pessoas certas para debater a sua ideia, pessoas em quem confie e nas quais reconheça critério de avaliação. O que precisa é de um feedback honesto e não de apoio incondicional apenas para agradar.
Se for o único a achar que é uma boa ideia, talvez seja melhor reavaliar.
– Pesquise o que se faz lá fora
Uma das opções para quem quer saber como encontrar uma boa ideia de negócios é pesquisar sobre o que já existe no exterior. Pode encontrar conceitos inspiradores. Depois tem só que lhe acrescentar e adaptá-lo à sua realidade.
– É preciso gostar, mas isso não é tudo
Um dos caminhos que muitos empreendedores seguem na hora de encontrar uma boa ideia de negócio é fazer o que gosta, ou algo em que acredita que tenha maior afinidade. Isso é realmente muito importante, mas não chega. A questão da viabilidade financeira é fundamental. Por isso, deve elaborar um plano de negócios. Também deve ter em consideração que esse negócio terá margem de crescimento.
– Esteja atento ao timming
É preciso ter em conta o intervalo entre identificar a oportunidade e colocá-la em prática. É um factor crítico pois se demorar muito tempo a validar a ideia e a sua viabilidade outra pessoa pode por a ideia em prática.
Fonte: Empreendedores Web