Como está a sua agilidade mental? Este teste de um minuto dá a resposta

Para avaliar o funcionamento correcto do cérebro, a maioria dos neuropsicólogos recorre à análise dos processos que ocorrem em momentos de concentração, memória ou tomada de decisão, reporta o El economista.

Um dos testes utilizados globalmente é o da fluência verbal, que consiste em pedir a uma pessoa que nomeie todas as palavras que conseguir em apenas um minuto começadas por uma letra específica ou petencentes a uma categoria específica, como animais, comida, plantas, etc.

Durante este teste, os especialistas analisam o número total de palavras ditas nesse minuto, pois fornece informações relevantes sobre a velocidade de acesso ao vocabulário ou a agilidade de pensamento. Ou seja,  uma pessoa de 30 anos que nomeie aproximadamente 25 palavras de uma categoria e as compare com escalas existentes com base na sua faixa etária e escolaridade obtém um percentil 10, o que é esperado.

Outra especificidade em que os especialistas se focam é a forma como as palavras são classificadas. Por exemplo, no caso dos animais, sem se aperceber a pessoa provavelmente gera pequenos grupos: animais de estimação, animais de quinta, animais marinhos, aves… Este agrupamento é designado por clustering, e a mudança de um grupo para outro é designada por switching.

O número de grupos e as suas qualidades também fornecem informações úteis, a flexibilidade cognitiva ou a capacidade de actualizar a informação mental. Por exemplo, as pessoas com défice cognitivo ligeiro geram categorias semelhantes às das pessoas com maior agilidade mental, mas o número de palavras é menor.