Como falar com os colaboradores sobre uma questão de higiene pessoal? 

Imagine que na sua empresa tem um colaborador cujos problemas de higiene pessoal incomodam os outros que estão na mesmo sala.

Um colaborador afirma que um colega em particular constantemente não deixa a casa de banho limpa depois de usar.

Se não tiver 100% de certeza, um lembrete geral para todos os colaboradores sobre higiene e áreas compartilhadas no local de trabalho será um bom primeiro passo. Se tem 100% de certeza,saiba que a melhor abordagem é conversar com o colaborador em particular através de uma abordagem direta e factual e tão neutra o quanto possível.

Reconheça que não é uma conversa fácil de ter. No entanto, se se deparar com uma situação desconfortável, delicada e/ou desagradável para discutir, o colaborador terá maior probabilidade de ficar na defensiva.

Tenha essa conversa a portas fechadas (é claro). Saiba que vai precisar de estar preparado para uma ampla gama de possíveis motivos. A razão pode ser qualquer coisa, desde o ambiente, até um problema em tocar na alavanca do autoclismo com as mãos…

Tome as medidas necessárias para resolver o problema da higiene pessoal
Diga ao colaborador que esse comportamento é um problema e que  precisa da ajuda dele para encontrar uma solução. Peça ao colaborador que crie uma possível solução e que você e a empresa vão ajudar a resolver o problema.

Depois de ajudar o colaborador a encontrar uma solução, reexamine-a para garantir que estão ambos de acordo com ela. Observe se há algo que a organização possa fazer para ajudar o colaborador a resolver o problema de higiene.

Não é divertido ter estas conversas sobre higiene e às vezes parece que um simples “deixar andar” é suficiente para resolver a questão da higiene. Ao despender de tempo para obter o feedback do colaborador, este não se sente julgado ou excluído pelos colegas.

 

Ler Mais