Como (finalmente) acabar com a falta de comunicação no trabalho? Veja aqui
Em todos os empregos – e em todos os aspectos da vida – a comunicação é o mais importante: é a forma como as relações são construídas e mantidas, como as ideias surgem e como compreendemos o mundo. E, talvez por ser tão fulcral, é fácil falhar, revela a Fast Company
Veja como melhorar:
Torne-se melhor a escutar
Charles Duhigg, autor do livro “Supercomunicadores: Um guia para conversarmos melhor”, pesquisou por que razão algumas pessoas são muito melhores a comunicar e a conectar-se do que outras.
Segundo ele, os “supercomunicadores” pensam tanto com quem estão a falar como no que querem dizer. Por outras palavras, as pessoas que comunicam melhor são as melhores a ouvir e a conversar para compreender melhor as pessoas com quem estão a falar. Descreve um processo chamado “loop para compreender”:
- Faça uma boa pergunta.
- Repita o que ouviu por palavras suas.
- Pergunte se acertou.
Duhigg diz que a última etapa é aquela que a maioria das pessoas salta. «Isto não só prova à outra pessoa que realmente quero compreender o que me está a dizer, mas também mostra que estou a ouvir genuinamente. Além disso, se entrar numa conversa, sabendo que a minha tarefa é repetir o que o outro disse, isso vai fazer-me ouvir com mais atenção», explica.
Comunique em demasia para economizar tempo
Pode parecer contra-intuitivo, mas a coach de Gestão de Tempo, Elizabeth Grace Saunders, diz que a comunicação excessiva pode ser mais produtiva e pode poupar horas a escrever longas actualizações ou a participar em reuniões de pontos de situação.
Eis duas maneiras de, segundo ela, passar alguns minutos a comunicar demasiado para poupar mais tempo nos follow-ups:
- Informe as pessoas que recebeu a sua mensagem. Quando receber um e-mail, envie uma confirmação de dois segundos como “Recebido. Obrigado!” ou “Recebido! Entrarei em contacto em breve.” Isto ajuda a garantir aos outros que a mensagem chegou à sua caixa de entrada e que está ciente das suas necessidades.
- Esclareça prazos. Quando não comunica claramente as suas expectativas, pode acabar por ter muitos problemas de comunicação e confusão. Por exemplo, pode estar a planear enviar um relatório a alguém na próxima semana, e essa pessoa pode está à espera disso até ao fim do dia de hoje. É uma solução fácil esclarecer um prazo aproximado no início: “Entrarei em contacto consigo amanhã” ou “Enviarei um draft na próxima semana”.
Preste atenção à sua linguagem corporal e esteja presente
A coach de Comunicação Anett Grant diz que prestar atenção às suas expressões faciais e linguagem corporal no local de trabalho pode fazer uma enorme diferença para que os seus colegas confiem em si.
Diz que o primeiro passo é ter a certeza de que o que está a pensar corresponde ao que está a dizer. Por exemplo, se disser “Estou entusiasmado por estar aqui” enquanto pensa “Gostava de não estar tão nervoso”, as suas expressões faciais reflectirão os seus sentimentos, e não as suas palavras. Isto pode causar confusão e desconfiança.
Não tente impressionar com o seu vocabulário
Não use uma palavra “cara” quando uma mais simples transmite a mesma ideia. É um erro que muitas pessoas cometem no local de trabalho para tentarem parecer mais inteligentes.
Esta abordagem pode sair cara, uma vez que muitas pessoas admitem usar palavras complicadas cujo significado não conhecem totalmente. Também pode irritar o seu público, ou pior, fazer com que desligue. Isto é especialmente verdade para o jargão corporativo.