Como identificar um ambiente de trabalho tóxico em cinco passos
É sabido que o impacto de lideranças e comportamentos tóxicos nas organizações pode ter elevados custos. Um mau ambiente de trabalho afecta a motivação dos colaboradores e consequentemente a produtividade, aumenta os níveis de stress, cansaço, depressão, ansiedade e até sentimentos de burnout.
Profissionais em culturas empresariais tóxicas não conseguem desempenhar o seu trabalho em pleno e também estarão a ser afectados nas suas vidas pessoais.
Cinco comportamentos tóxicos no local de trabalho que prejudicam a produtividade:
Excesso de trabalho – Algumas organizações acreditam que quanto mais horas um colaborador trabalhar mais produtivo ele será.
Excesso de pressão – Algumas empresas acreditam que elevados níveis de stress e pressão vão motivar os colaboradores a trabalhar mais arduamente e a produzir melhores resultados.
Excesso de competição – Colocar os trabalhadores uns contra os outros pode criar um mau ambiente e diminuir a colaboração.
Cultura da culpa – Culpar e humilhar os colaboradores perante o erro pode criar uma cultura de medo e diminuir a responsabilização.
Microgestão – Controlar e verificar constantemente o trabalho de um colaborador pode ser stressante e desmotivador.